Festival literário reúne 200 estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental

imagem de Paulo H

Com o tema “Quem roubou a alegria do palhaço?” a Escola Municipal Cidadão Herbert de Souza realizou, na última terça-feira (8), o V Festival Literário de Teatro e Dança. O evento envolveu 200 estudantes do Grupo IV da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, além de professores e equipe da escola.

A abertura do festival contou com a participação da Escola Pernambucana de Circo, que fez malabarismo e esquete teatral. Logo em seguida começou a apresentação das turmas das escolas. Para um público de aproximadamente 80 pessoas, entre pais e comunidade escolar, 12 grupos se apresentaram.

Segundo Ana Claudia Nascimento, vice-gestora da escola, o festival começou como projeto do Programa Institucional de Bolsas para iniciação a Docências (PIBID), voltado os estudantes de licenciatura da Universidade de Pernambuco (UPE), mas no terceiro ano o projeto não teve mais financiamento e a escola decidiu manter o festival. “Os professores abraçam a ideia e todo ano pensamos em um tema que é trabalho em sala de aula com muita pesquisa. Todos os estudantes participam, o festival é acima de tudo inclusivo”, explicou.

O estudante Julio Roberto (11), do 5º ano queria ser nadador, depois dos ensaios mudou de ideia. “Quero ser apresentador.  Adorei apresentar o festival. No começo fiquei nervoso, mas depois  perdi a vergonha e estou mais enturmado com meus colegas”, contou.

O objetivo do festival é estimular e fortalecer ações de incentivo à leitura, através da dinamização dos projetos da Unidade Educacional, com atividades pautadas na compreensão da literatura enquanto direito humano, atrelada à dimensão cultural, inclusiva e dinâmica.

Fotos: Divulgação PCR