Prefeitura do Recife entrega Creche-Escola Miguel Arraes em Roda de Fogo

imagem de Cáthia
Essa é a 15ª creche-escola entregue na gestão do prefeito Geraldo Julio, além de outras sete requalificadas no modelo Escola do Futuro. Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR

A Prefeitura do Recife inaugura nesta quinta-feira (16), às 10 horas, a Creche-Escola Recife Miguel Arraes (Roda de Fogo), no bairro dos Torrões. Essa é a 15ª Creche-Escola Recife entregue na atual gestão e 20ª nova Unidade de Ensino, somando com as cinco novas sedes de escolas abertas, além de outras 17 que foram requalificadas no modelo Escola do Futuro, que preza pelo padrão infraestrutural e pedagógico em seus equipamentos.  A obra teve um investimento de mais de R$ 4 milhões e atenderá 163 crianças de 01 a 05 anos. As matrículas estão sendo feitas essa semana, no balcão da creche, e as aulas iniciam no próximo dia 04 de fevereiro, junto com as demais escolas da rede.

A unidade escolar foi totalmente construída dentro do novo padrão de qualidade adotado pela Prefeitura do Recife nas unidades de ensino municipal, com a construção e adaptação de instalações físicas, bem como adoção de programas e recursos voltados para um melhor desempenho pedagógico. “Nossas creches são focadas na ludicidade, incentivando o desenvolvimento autônomo das nossas crianças nesta fase tão essencial que é a Primeira Infância. Os recursos tecnológicos e lúdicos despertam nos pequenos a curiosidade e o desejo de construir conhecimentos específicos”, pontuou Bernardo D'Almeida, secretário de Educação do Recife.

A creche possui acessibilidade garantida para os estudantes com deficiência, salas climatizadas, biblioteca junto com espaço tecnológico, além de banheiros adaptados para a faixa etária e área de lazer. São 1450,27 m2 de área construída, com 8 salas de aula, 1 sala de leitura com recursos multifuncionais, pátio coberto, campinho de areia, lactário, cozinha, dispensa, banheiros acessíveis, lavanderia, secretaria, salas de professores, de diretora e de almoxarifado e copa para os funcionários. “As crianças de 0 a 3 anos, que ficarão na creche-escola em horário integral, farão cinco refeições diárias na unidade, onde a alimentação será preparada seguindo um cardápio diversificado, feito com orientação de nossas nutricionistas”, destacou o secretário.

Os profissionais poderão trabalhar com os alunos por meio das mesas educacionais, que são utilizadas para o alfaletramento; os kits do Brinqueducar, que possuem recursos lúdicos, como brinquedos e jogos pedagógicos; livros e cds de literatura infantil; playground; entre outros recursos que ajudam no desenvolvimento das crianças. A unidade conta com dois kits de baús, com 240 livros infantis cada um; jogos de encaixe, silabário, sequencia lógica, por exemplo; livros e cds do Palavra Cantada e fantoches; playground com casinha de boneca, escorregador, balanço, gangorra, túnel lúdico, entre outros brinquedos. Tudo a disposição dos pequenos e pensando no desenvolvimento deles.

As turmas funcionarão no formato de salas ateliê, ou seja, cada grupo estudará em uma sala temática e haverá um intercâmbio de salas, como mais um recurso pedagógico, desta vez voltado para a organização de tempo e espaço. Os temas das salas são: ateliê de movimento, em que serão desenvolvidas atividades relacionadas à música, à dança e ao teatro, por exemplo; ateliê de faz-de-conta, onde serão trabalhadas a linguagem corporal, a contação de histórias e o teatro de fantoches, por exemplo; ateliê de artes, onde haverá atividades relacionadas às artes visuais; e ateliê de linguagem, onde serão desenvolvidas atividades de leitura e trabalhos relacionados à natureza e à sociedade. Cada turma terá um desses ateliês como sua sala de referência, mas os grupos trocarão de ateliês para que todos os alunos passem por todas as salas.

REDE - Atualmente, a rede municipal do Recife conta com 311 unidades de ensino, sendo 230 escolas e 81 creches, além da Escola de Arte João Pernambuco, um barco escola e uma classe hospitalar. Toda a estrutura atende cerca de 90 mil estudantes, incluindo a Educação Especial. Em 2019, foram 18.955 crianças entre zero e cinco anos que estudaram na rede de ensino do Recife, deste total, 6.325 foram crianças de zero a três anos, atendidas em horário integral. Em 2014, a rede acolhia 14.808 crianças nessa faixa etária. As matrículas de 2020 estão em andamento.