Estudantes da Rede Municipal vivenciam Semana do Meio Ambiente

imagem de Paulo H
Devido à pandemia da Covid-19, ações foram realizadas remotamente; Objetivo é fazer com os estudantes aprendam sobre a conscientização da importância da preservação da natureza. Foto: Brenda Alcântara.

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado neste sábado (5), estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife participaram de ações que possibilitaram a vivência da Educação Ambiental. Um conjunto de ações voltadas para a conservação e a compreensão dos conceitos relacionados com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente foi realizado com estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Devido à pandemia da Covid-19, as atividades aconteceram remotamente.

As práticas exitosas contaram com a participação do CMEI Paulo Rosas, por meio do projeto “Somos Todos Natureza”, e da Escola Municipal Bola na Rede com o projeto “Jardim, educação para sensibilidade”. O maior objetivo das atividades foi a busca da ampliação das possibilidades de encontro e observação da natureza, mesmo com o distanciamento social. Na ocasião, os estudantes realizaram – na companhia de familiares – plantio de árvores.

Nesta perspectiva, a gerente de Educação Infantil e Anos Iniciais, Ana Cristina Avellar, destaca a importância do meio ambiente no planejamento das Unidades Educacionais, o qual está inserido na Política de Ensino da Rede Municipal do Recife e que deve ser vivenciado pelos estudantes de forma ativa. “A gerência faz um circuito pedagógico para enfatizar os momentos vivenciados pelos estudantes e ressaltar os trabalhos desenvolvidos que são voltados para essa área, tanto no período das aulas presenciais quanto as não presenciais”, diz Ana.

Para vivenciar as ações em alusão à Semana do Meio Ambiente, os estudantes receberam propostas de atividades com histórias, poesias, brincadeiras, artes, experiências sensoriais e, claro, com uma reflexão sobre a potência da natureza em sua formação integral.

“Sabemos que o viver do lado de fora, o pisar na areia, na grama, observar as árvores e plantas, entre outras atividades, são momentos que as crianças mais gostam. Além disso, passear no jardim fazendo descobertas ou brincar em um parquinho faz com que as crianças se aproximem da energia viva do mundo natural e contribui para a organização corpórea e desenvolvimento saudável, auxiliando, inclusive, nas defesas naturais do próprio organismo”, ressalta a gerente.

Semana do Meio Ambiente - é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil