Entusiasmados, estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife voltam às aulas presenciais

imagem de Paulo H
Nesta quinta-feira (22) estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental retornaram às salas de aula; esta é a primeira das três etapas do processo de retomada Foto: Paulo H/PCR

Nesta quinta-feira (22) estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental voltaram às salas de aula das escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife. Esta é a primeira das três etapas do processo de retomada às atividades presenciais nas escolas e creches da rede. O cronograma de retorno seguirá nos dias 27 de julho, contemplando os estudantes dos 4º, 5º, 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, e 03 de agosto com as turmas dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, da Educação Infantil, envolvendo creche e pré-escola, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A volta às aulas em todas as unidades escolares que ofertam o Ensino Fundamental Anos Finais foi marcada pela saudade e entusiasmo das equipes de gestão, professores e, principalmente, dos estudantes. 

Com início das aulas marcado para às 7h30 da manhã, Marília Oliveira, gestora da Escola Municipal em Tempo Integral Reitor João Alfredo, localizada na Ilha do Leite, chegou mais de uma hora antes para verificar todos os protocolos sanitários e ajustar os últimos detalhes da ação de acolhida aos estudantes, que chegaram acompanhados dos pais e responsáveis. “É uma extrema felicidade, a máscara não deixa, mas tenha certeza que meus olhos estão sorrindo. Ver os estudantes retornarem, ver os pais tranquilos falando que estão indo embora, mas deixando os filhos seguros na nossa escola, é um sentimento de dever cumprido. Foram meses de trabalho para este momento. Nossa escola está pronta e seguindo todos os protocolos necessários. Além disso, preparamos espaços harmonizados e humanizados para que os nossos estudantes pudessem se sentirem acolhidos. Estou muito feliz por este dia”, disse a gestora. 

Desde o início do ano, a Secretaria de Educação vem trabalhando na preparação das escolas e creches para este momento de retomada das atividades presenciais. Foram adquiridos materiais e equipamentos necessários para o cumprimento do protocolo sanitário e proteção contra a Covid-19. “Nós fizemos a aquisição de máscaras, face-shields, termômetros, totens para álcool gel, dispensers e uma série de outros itens de segurança para dar mais tranquilidade aos nossos gestores, professores, demais profissionais e estudantes. Além disso, foram instaladas novas pias em todas as nossas unidades para que a higienização das mãos seja realizada com frequência. Também realizamos intervenções na estrutura para fortalecer o acesso à água, incluindo a ampliação da capacidade de armazenagem em várias unidades. Enfim, foram meses de preparação para que a gente pudesse iniciar o nosso processo de retomada neste dia 22 de julho. Estamos felizes em receber os estudantes e perceber a alegria deles no reencontro com os amigos e professores”, pontuou o secretário Fred Amancio. 

Estudante veterana da EMTI Reitor João Alfredo, Clara Oliveira, do 9º ano, não escondia a felicidade em poder voltar para a sala de aula. “Eu estava muito ansiosa, pois tenho muitas amigas minhas que são aqui da escola e não moram perto da minha casa. Então, eu estava muito ansiosa para vê-las novamente, sem contar a saudade que estava dos meus professores. Este período foi bem complicado. Particularmente, eu não gosto da aula remota, assistir aulas pelo celular incomodava muito os meus olhos”, contou a estudante. “Faz muito tempo que eu estudo nesta escola, infelizmente é o meu último ano aqui, mas minha expectativa para este retorno e as aulas presenciais é muito grande”, completou. 

“Estou chegando hoje, é meu primeiro dia aqui na Reitor João Alfredo e eu espero que a escola esteja com todos os protocolos certinhos para que a gente possa assistir às aulas com tranquilidade”, ressaltou Amanda Gabrieli, estudante do 9º ano. Sobre o ensino remoto, Amanda disse que foram momentos difíceis. “Eu não conseguia me acostumar no início, com o tempo eu fui pegando o melhor jeito de assistir aula. Estou muito ansiosa para este retorno, estava sentindo muita falta da presença do professor na minha frente. Eu queria voltar e meus pais estavam de acordo com a volta às aulas”, falou. 

Pai da estudante Raiane Francisco da Rocha, do 8º ano, o corretor de imóveis, Roberto Francisco da Rocha falou que estava querendo o retorno das aulas presenciais. “Estava muito ansioso, pois neste tempo de pandemia a criança fica em casa e não tem aquela evolução que tem na escola. Aqui na escola, ela aprende, se diverte e se desenvolve com a ajuda dos professores”, explicou. Aproveitando o momento, Roberto comentou sobre os protocolos de segurança. “Estou vendo que a escola tá segura, seguindo os protocolos sanitários e tendo todos os cuidados para os estudantes”, disse. 

Com os estudantes ansiosos para retornar às salas de aula, reencontrar os amigos e os professores, Ricardo Oliveira, professor de geografia da unidade escolar, falou da expectativa de entrar em uma sala de aula um ano e quatro após a suspensão das aulas por causa da pandemia da Covid-19. “Eu estou com um pouco desse sentimento dos estudantes, ansioso e com vontade de reencontrá-los. Eu estive na escola antes dessa volta, visitei todas as instalações e vi que a escola está preparada para este retorno presencial. Então, é um misto de ansiedade e felicidade de ter este momento de reencontro com eles”, disse o docente. 

“Estamos contentes com esta volta. Sem dúvidas, todo este processo de retomada das aulas presenciais nas nossas escolas e creches será muito importante para todos os nossos estudantes, que após um ano e quatro meses de aulas remotas poderão retornar às salas de aula e reencontrar seus professores e dar sequência ao processo de ensino e aprendizagem. Sem dúvidas, um momento muito importante para a educação do Recife”, finalizou o secretário. 

Fotos: Paulo H/PCR