Secretaria de Educação do Recife prepara programação especial para a XIII Bienal Internacional do Livro

imagem de Paulo H
Contação de histórias, oficinas e lançamento de livros serão algumas das atividades realizadas nos stands da pasta; programação segue até o dia 12 de outubro

Pauta no calendário cultural de Pernambuco, a Bienal Internacional do Livro começa nesta sexta-feira (1º). A décima terceira edição do evento, um do maiores e mais importantes do ramo literário do país, ocupará o pavilhão do Centro de Convenções (Cecon) até o dia 12 de outubro e a Secretaria de Educação do Recife preparou uma extensa programação para os mais de duzentos metros quadrados de área, divididos em dois stands, localizados na entrada principal do evento. Quem passar por lá participará de atividades variadas com muita contação de histórias, oficinas e lançamentos de livros.

Nos próximos doze dias, os stands 18 e 21 estarão de portas abertas para os estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife e os visitantes da Bienal. Com uma cênica inspirada em um jardim, o espaço dedicado às contações de histórias e oficinas trabalhará os conteúdos pedagógicos com as crianças de forma lúdica. “Preparamos um espaço com muitas cores, estantes de livros e ambientações inspiradas no Brinqueducar, um dos principais programas da Secretaria de Educação, que tem como objetivo favorecer todo o processo relacionado ao neurodesenvolvimento infantil e ao desenvolvimento pessoal, intelectual e social da criança”, diz Juliana Guedes, secretária executiva de Gestão Pedagógica.

Na área dedicada à criançada, oficinas de dobraduras e o baú de surpresas são atividades confirmadas para esta sexta-feira, primeiro dia da Bienal. A programação do espaço terá ainda as contações “As aventuras e desventuras do Nico e Boy”; “A rainha Dandara e a beleza dos cabelos crespos”; “A descoberta de Clarice”; e “Mistérios do coelho pensante”. Oficinas de arte e movimento, empoderamento feminino e jogos de raciocínio completam a programação. Além das atividades previstas, quem visitar o stand poderá escolher qualquer um dos livros expostos nas estantes, sentar-se em alguns dos puffs coloridos e usar a imaginação e as palavras para viajar atrás das histórias contadas nas páginas.

Uma das novidades deste ano é a reprodução de um dos estúdios da Escola Municipal para Aulas Digitais (EMAD), unidade de ensino que encabeça o EducaRecife, o maior programa de ensino híbrido da história da educação do Recife. Equipado com novos e modernos equipamentos, o mini estúdio será palco para as lives “Leitura para Bebês” com Yolanda Reyes; “Acompanhamento e Avaliação” com Claudia Costin; e “Juventude, Educação e Tecnologia” com Lúcia Santaella. As transmissões acontecem no canal oficial da Secretaria de Educação do Recife no YouTube nos dias 1º (15h), 05 (15h) e 06 (16h), respectivamente.

Além das lives, a escola digital receberá importantes lançamentos de livros. Até o final da Bienal, no dia 12 de outubro, passam pelo espaço professores e professoras da Rede Municipal do Recife, como Edite Marques, com o seu mais novo livro “Reflexões sobre o ato de ler”; Mirele Reis, Djanice Leonardo e Mirza Cabral com o livro “A meta reciclagem conectada com o movimento armorial”; e Clério José da Costa, Heloiza Alves e Niedja de Lima com “Violência contra as mulheres e suas consequências”.

A programação do mini estúdio contará ainda com um momento em homenagem ao centenário do professor Paulo Freire, educador recifense – fundador da Rede Municipal de Ensino do Recife – cuja obra extrapola limites geográficos e territórios afetivos na busca incessante por um mundo mais justo e igual, em que todos tenham acesso à educação e ao compartilhamento de saberes. Comandado pelas professoras Francisca Teodora e Carla Silva, o especial “Centenário de Paulo Freire” será transmitido na próxima segunda-feira (04), das 10h40 às 11h20, no YouTube da Secretaria.

No mesmo stand da escola digital, os visitantes encontrarão uma mini exposição dos principais programas da Secretaria de Educação do Recife, como o EducaRecife; o Ciclo de Cuidado – programa de combate à pobreza menstrual; Infância na Creche – o maior programa de expansão de vagas em creches da história do Recife; CRIAR – o primeiro Centro de Referência da Primeira Infância; Ondatec – atividades preparatórias para os processos seletivos de Escolas Técnicas e Instituições Federais; e Embarque Digital – programa em parceria com o Porto Digital que vai ofertar duas mil vagas em cursos de tecnologia com o intuito de ofertar formação na área de TI, melhorar a empregabilidade dos jovens e impactar a economia do polo de tecnologia e inovação da cidade.

“Os doze dias de Bienal celebram a volta da possibilidade de fazer do momento de leitura um momento de festa e confraternização com as letras. A gente poder vislumbrar lançamentos de livros, entrar nesse mundo de ficção ou conto de fadas, por exemplo, é algo que traz muita alegria. A Rede Municipal do Recife está presente, não somente para mostrar os seus projetos, mas para estender o diálogo e a reflexão acerca do momento histórico de uma nova educação, novas formas de leitura e novas tecnologias, bem como da apresentação e valorização dos trabalhos dos profissionais da rede, que muitos deles também são escritores”, ressalta Juliana.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA