Dúvidas Frequentes – Embarque Digital

Dúvidas Frequentes – Embarque Digital Edição 2023.1

1) Tenho que residir no Recife para entrar no Embarque Digital?

Sim, o Embarque Digital é um Programa para estudantes que moram no Recife.

2) Estudantes de escolas particulares podem tentar uma das vagas?

Apenas estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas da rede pública podem concorrer às vagas do Programa Embarque Digital.

3) Existe limitação de idade para entrar no Embarque Digital?

Não existe limitação de idade, mas o estudante deve ter concluído o ensino médio há não mais que 5 anos para tentar uma das vagas.

4) Qual é o exame que devo usar para entrar no Embarque Digital?

Você pode concorrer com sua nota do ENEM dos anos de 2022, 2021, 2020, 2019 ou 2018 OU com o SSA dos anos de 2022, 2021, 2020, 2019 ou 2018

5) Existe nota mínima para tentar entrar no Programa?

Não existe nota mínima, mas o ranking é feito considerando as melhores notas dos(as) candidatos(as). Quanto maiores as notas, mais chances os(as) candidatos(as) têm de conseguir vagas no Programa Embarque Digital. Lembrando que você pode escolher qual edição do Enem ou do SSA que você quer submeter para inscrição.

6) Em caso de notas idênticas, qual o critério de desempate?

Existem três critérios de desempate em caso de notas idênticas. Veja quais são: I - Ser mulher; II - Ter concluído o ensino médio em escola pública localizada na Cidade do Recife; III - Ter concluído o ensino fundamental em escola pública; IV - O candidato/a com maior idade fica com a vaga.

7) Posso me inscrever até que data?

O período de inscrições vai até as 18h do dia 25 de Fevereiro de 2023.

8) Posso preencher a ficha de inscrição e apresentar a documentação apenas se meu nome sair na lista?

Não. Toda documentação deverá ser anexada e enviada junto com a ficha de inscrição.

9) A bolsa do Programa Embarque Digital pode ser mantida para todo o curso?

No Programa Embarque Digital o(a) estudante é contemplado(a) com a bolsa de estudo de 100% para todo o período do curso, desde que cumpra todos os critérios de permanência.

10) É preciso comprovar renda para obter a bolsa de estudo do Programa Embarque Digital?

Não é necessário comprovar renda para ter direito a bolsa de estudo. Os critérios para ingresso no Programa Embarque Digital são: Ser residente e domiciliado(a) na Cidade do Recife; Ter cursado todo ensino médio em escola da rede pública; Ter concluído o ensino médio nos últimos 05 (cinco) anos; Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nas edições de 2022, 2021, 2020, 2019 ou 2018 ou Sistema Seriado de Avaliação (SSA) nas edições de 2022, 2021, 2020, 2019 ou 2018.

11) As instituições de ensino superior parceiras, são todas com endereço da Cidade do Recife?

Sim. As instituições parceiras e habilitadas para o Programa Embarque Digital, possuem campus na Cidade do Recife.

12) Para realizar matrícula nas Instituições de Ensino Superior, será necessário levar alguma documentação?

Sim. Na data da matrícula o(a) candidato(a) deverá levar a documentação informada no Edital - item 10. Lembrando que em caso de menor de idade, o(a) candidato(a) deverá ir acompanhado do seu responsável.

13) O(a) candidato(a) que passar na seleção do Programa Embarque Digital precisa fazer processo seletivo para ingressar na Instituição Superior?

Para conseguir uma bolsa de estudo no Programa Embarque Digital não é necessário realizar outro processo seletivo além do contido no Edital do Programa Embarque Digital.

14) Como saber se consegui entrar no Programa Embarque Digital?

O(a) candidato(a) deverá acompanhar a divulgação do resultado no site, de acordo com as datas informadas no cronograma do Edital. O endereço do site é: Embarque Digital.

15) O que significa Lista de Convocados(as) e Lista de Espera?

Os(as) candidatos(as) convocados(as): são aquelas pessoas inscritas no Programa que, conforme dados apresentados no formulário de inscrição, estão em conformidade com todas as regras do Edital e foram convocados(as) para apresentarem documentação comprobatória. Se a documentação estiver toda correta, poderá concluir a sua matrícula no Programa. Teremos uma lista de 350 pessoas convocadas. Os demais candidatos(as) aparecerão na Lista de Espera, pois ficam aguardando, a depender do número de desistências, a convocação para realização da matrícula. Se seu nome não aparecer em nenhuma das listas divulgadas pela Prefeitura do Recife, significa dizer que, infelizmente, você não cumpriu um ou mais dos requisitos para ingresso no Programa. Todas as regras estão no Edital do(a) candidato(a) disponível na página: Embarque Digital.

16) Fiz minha inscrição no edital passado e fiquei na lista de espera, posso entender que estou dentro do Programa Embarque Digital?

Não. A cada semestre abrimos um novo processo seletivo. Se você não foi chamado(a) para fazer matrícula, vai precisar se inscrever para a Edição 2023.1 do Embarque Digital. Veja o Edital no site da Prefeitura do Recife: Embarque Digital.

Ainda com dúvidas?

As dúvidas deverão ser relacionadas de forma objetiva e os(as) candidatos(as) deverão se identificar por meio da indicação do nome completo e número de CPF. Canal de comunicação: embarquedigital@portodigital.org