Educação do Recife ganha reforço com a construção de uma nova escola no bairro do Ibura

imagem de Guilherme Vila Nova
Anúncio foi realizado nesta segunda (16) durante visita a algumas unidades de ensino da região; na ocasião foi anunciada a ampliação da Creche Escola do Ibura. Foto: Paulo Melo/PCR

A educação, uma das maiores prioridades da atual gestão da Prefeitura do Recife, ganhará reforço com a construção de uma nova unidade de ensino no Ibura, o terceiro maior bairro da capital pernambucana. Na ocasião, foi anunciada também a ampliação da Creche Escola do Ibura. As novidades foram divulgadas nesta segunda-feira (16) durante visita do prefeito João Campos e do secretário Fred Amancio a algumas unidades de ensino da região. Na rota da agenda da comitiva também estiveram as Escolas Municipais UR-5 e Vila Sésamo que, após expansão, contemplam mais de 800 estudantes.

Contanto com cerca de 230 estudantes matriculados, distribuídos entre berçário e grupos I ao V, a Creche Escola do Ibura, que já passou por obras de ampliação e ganhou três novas salas de aula e um banheiro, será expandida novamente. A segunda etapa ampliará a unidade de ensino em 462 metros quadrados e contará com oito novas salas de aula, uma sala multiuso e três banheiros. No total, a Creche Escola do Ibura terá dois berçários, 16 salas de aula e uma sala multiuso.

Próximo à creche, em um terreno com mais de 1.200 metros quadrados, a Prefeitura do Recife vai construir uma nova unidade de ensino, a Escola Municipal do Ibura de Baixo, ocupando uma área de 1.190 metros quadrados de área construída. O projeto está dividido em três pisos – térreo, primeiro e segundo andar, contando com área administrativa (secretaria, arquivo, diretoria, depósito de material didático, banheiros e sala dos professores), área de serviços (cozinha, despensa, depósito de material de limpeza, banheiros, refeitório e casas de gás e lixo), oito salas de aula, bateria de banheiros, biblioteca, sala de recursos e laboratório. Na área externa da unidade estão previstos uma horta orgânica, mini campo, área de paisagismo e espaço para coleta seletiva de lixo.

Prevista para 2023, a Escola Municipal do Ibura de Baixo terá capacidade para atender 310 estudantes, contemplando turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais e do Acelera. “Este é um momento muito especial não só para a educação, mas também para toda a comunidade. A meta estabelecida pelo prefeito é gerar mais 7 mil novas vagas em creches até 2024. Neste primeiro ano já foram mais de mil geradas e agora estamos com vários projetos de construção e ampliação. As creches são muito importantes para as famílias e para a educação, porque essas crianças, quanto mais cedo começam, maior desenvolvimento terão durante o percurso escolar”, disse o secretário Fred Amancio.

Os pais e responsáveis agraciados pela primeira ampliação da Creche Escola do Ibura foram representados por Márcia Domingues. Mãe de 6 filhos que já passaram pela unidade, a moradora agora conta com a estrutura da creche para acolher a filha, Sofia. “Meus filhos começaram aqui com seis meses de idade e alguns hoje já têm mais de 20 anos. Sempre fui muito bem recebida aqui e agradeço a todos que se esforçaram para que tudo isso fosse real. Esta é uma grande oportunidade para as nossas crianças se desenvolverem”, comemorou.

“Semanalmente estamos fazendo visitas, fechando parcerias e credenciando novas unidades para cumprir esses desafio de crescer o número de vagas no Recife. Nenhuma área de terreno de uma escola pode estar desocupada e sem função. Queremos aproveitar tudo. E hoje presenciamos essa conquista da comunidade escolar, dos gestores e professores da unidade. Essas ampliações e construções eram um sonho de muitos anos e vamos começar a botar em prática. Nosso objetivo é ser referência nas capitais e fazer da educação do Recife uma referência nacional”, finalizou o prefeito João Campos.

ESCOLA MUNICIPAL UR-5 – Acolhendo cerca de 200 estudantes do 1º ao 5º do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Educação de Jovens e Adultos, a unidade de ensino recebeu obras de ampliação e hoje conta com cinco salas de aula, sala multiuso, área para recreio interno, banheiros, cozinha, refeitório, sala administrativa e depósito. Distribuído em dois pavimentos, o prédio da escola conta com 313 metros quadrados de área construída.

ESCOLA MUNICIPAL VILA SÉSAMO – Dividido em quatro pavimentos, a estrutura da Escola Municipal Vila Sésamo conta com secretaria, diretoria, depósito de material didático, sala dos professores, sala de recursos funcionais, copa, depósito, banheiros, depósito de material de limpeza, despensa, cozinha, pátios externo e interno com refeitório, laboratório, salão para eventos e 11 salas de aula. Juntos, os quatro pavimentos ocupam uma área de mais de 1.400 metros quadrados. Atualmente, a unidade atende cerca de 620 estudantes, distribuídos em turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais, Travessia e Educação de Jovens e Adultos.

Fotos: Paulo Melo/PCR