Prefeitura do Recife anuncia retomada das aulas presenciais na Rede Municipal

imagem de Guilherme Vila Nova
Atividades foram suspensas nesta segunda e terça-feira (30 e 31) por causa das fortes chuvas que caíram nos últimos dias; neste período, estavam sendo ofertadas aulas remotas aos estudantes

Devido às fortes chuvas que atingiram a capital pernambucana nos últimos dias, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, suspendeu nesta segunda e terça-feira (30 e 31 de maio) as atividades presenciais em todas as escolas e creches da Rede Municipal de Ensino. Neste período, estavam sendo ofertadas aulas remotas aos estudantes. Na noite desta terça-feira (31), a gestão municipal anunciou para esta quarta-feira (1º) a retomada das atividades presenciais nas unidades de ensino da rede.

Entretanto, algumas escolas que foram fortemente atingidas pelas chuvas estão recebendo obras de manutenção e retornarão com o atendimento presencial nos próximos dias. Além destas, 17 unidades de ensino que estão servindo de abrigo para acolhimento das famílias vítimas das chuvas também não retornam com as aulas presenciais neste momento. Neste período, os estudantes continuarão com aulas remotas e sendo acompanhados pelas equipes destas creches e escolas. Pais e responsáveis estão sendo avisados pelas gestões das escolas acerca da retomada presencial ou remota das aulas em cada unidade.

Para estas unidades que terão um período mais longo de aulas suspensas, ofertando atividades remotas, a Secretaria de Educação do Recife está preparando um planejamento especial de recomposição das aprendizagens e de monitoramento. Este planejamento não envolve apenas um trabalho pedagógico diferenciado, mas também um apoio psicológico a estas crianças, principalmente pelo fato de estarem inseridas em comunidades bastante atingidas e com grandes perdas.

“É importante destacar que nenhum estudante será prejudicado. A gente destaca também que a escola é mais que um espaço de aprendizagem, ela tem um papel social muito importante na formação do estudante enquanto cidadão, além de proporcionar o convívio, desenvolvimento social e segurança alimentar, pois a maioria das refeições das nossas crianças e realizada dentro do ambiente escolar”, diz o secretário Fred Amancio.