Secretaria de Educação inicia reuniões de Pactuação de Metas 2022

imagem de Guilherme Vila Nova
Encontro com gestores e vice-gestores das unidades de ensino da Gerência Regional de Educação Nordeste aconteceu na manhã desta terça-feira (2), na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire. Foto: Mônica Oliveira/PCR

A Secretaria de Educação do Recife deu início, nesta terça-feira (2), às reuniões de Pactuação de Metas 2022. O encontro aconteceu no auditório Dom Hélder Câmara, na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, e contou com a presença dos gestores e vice-gestores da Gerência Regional de Educação Nordeste. A ação, que já faz parte do calendário anual da pasta, é um momento muito importante para o planejamento de estratégias que visam o avanço e o fortalecimento da educação do Recife. 

Saudando os presentes, o secretário Fred Amancio abriu a reunião agradecendo o empenho de todos os que fazem a comunidade escolar da Gerência Regional. Destacando avanços e conquistas dos últimos anos, o gestor ainda expôs as principais metas para o ano de 2022 e destacou também as atividades que a atual gestão da capital pernambucana realizou ao longo de 2021, como a entrega de novas escolas e creches, estratégias com foco na recomposição das aprendizagens dos estudantes e lançamento de programas importantes, como o Escola no Grau, Infância na Creche e Primeiras Letras. 

“Sem dúvidas, a reunião de Pactuação de Metas é um momento muito importante, não apenas para falar sobre as metas das nossas escolas. É também um encontro para pontuarmos e destacarmos os nossos avanços, consolidar o caminho que estamos trilhando e reafirmar o nosso compromisso com a educação das nossas crianças. É uma agenda que tem um papel estratégico fundamental dentro da Secretaria de Educação. Temos grandes desafios pela frente, principalmente após o período crítico da pandemia da Covid-19. A nossa maior prioridade é ofertar uma educação de qualidade e garantir o processo de ensino e aprendizagem dos nossos estudantes com foco na redução dos impactos causados nos dois últimos anos”, destaca Amancio. 

Para Laurylene Arão, gestora da Gerência Regional de Educação Nordeste, o maior desafio das escolas, considerando o contexto atual, é garantir a recomposição das aprendizagens dos estudantes. “Além disso, temos o planejamento dos gestores e suas equipes para o atingimento das metas que foram desenhadas para cada unidade de ensino. E isso não é um trabalho solo, mas que depende do movimento de todos os membros que estão no chão da escola, desde o porteiro. Então, todos devem se debruçar nos seus desafios, nas dificuldades de cada aluno e construir em conjunto estratégias que cheguem aos objetivos que a gente pretende atingir”, diz. 

Além da explanação do secretário Fred Amancio, a reunião de Pactuação de Metas contou com momentos de diálogo dos secretários executivos Gleibson Cavalcanti (Gestão de Rede); Juliana Guedes (Gestão Pedagógica) e Severino Andrade (Planejamento e Coordenação). Na próxima sexta-feira (5) as metas serão pactuadas com os gestores e vice-gestores da Gerência Regional de Educação Centro-Norte.