Gerência Regional Centro-Norte é contemplada com Reunião de Pactuação de Metas 2022

imagem de Guilherme Vila Nova
Encontro foi realizado nesta sexta-feira (5) e contou com a presença de todos os gestores de unidades da região. Foto: Mônica Oliveira/PCR

Gestores e vice-gestores da Rede Municipal de Ensino do Recife pertencentes à Gerência Regional Centro-Norte se reuniram na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire para mais um encontro de Pactuação de Metas 2022. A reunião, que contou com a presença do secretário de Educação da cidade, Fred Amancio, foi realizada nesta sexta-feira (5), e deu continuidade à programação que já faz parte do calendário anual da Secretaria de Educação, reforçando estratégias e realizando um grande planejamento para que a rede continue em ascensão. 

A manhã foi iniciada com as boas-vindas do secretário executivo de Gestão de Rede, Gleibson Cavalcanti, que pontuou os principais temas a serem abordados durante todo o dia. Em seguida, foi a vez do secretário Fred Amancio tomar a frente e destacar as principais metas a serem alcançadas ainda este ano, além de celebrar junto aos gestores as principais conquistas já realizadas no ano de 2021.

“Essas reuniões acabam sendo importantes oportunidades para falarmos do conjunto das nossas ações. É preciso destacar que isso não significa falar apenas de números, mas sobre o que já desenvolvemos e queremos desenvolver na nossa rede, sempre atentos às particularidades de cada unidade. O nosso objetivo maior é ver o desenvolvimento das nossas crianças e que a gente possa gerar para eles cada vez mais oportunidades”, pontuou Amancio. 

Ao decorrer do encontro, os secretários executivos de Gestão Pedagógica, Juliana Guedes, e de Planejamento e Coordenação, Severino Andrade, também puderam trazer importantes trocas no diálogo com os gestores presentes no auditório. “Este encontro é muito importante dentro da estratégia de gestão por resultado, porque é através dela que a secretaria pode compartilhar metas, ações e medidas necessárias a serem tomadas para melhorar o desempenho em toda a rede”, reforçou Severino. 

“A pactuação é um momento que a escola para e se enxerga, para a partir daí entender um pouco onde ela quer chegar, lembrando sempre que o principal foco está no aprendizado dos estudantes. São nesses encontros que as escolas pensam em caminhos e se planejam para onde elas devem ir de acordo com o ponto onde elas querem chegar”, destacou a Gerente Regional Magda Maranhão. 

Gestora da Escola Municipal de Tempo Integral Paulo VI, localizada na Linha do Tiro, Ana Márcia, que está à frente da unidade há oito meses, exemplificou na prática a maneira como a pactuação de metas realiza seu trabalho dentro das unidades. “Costumo dizer que se a escola fosse uma empresa, a gente só teria lucro se produzisse aprendizagem. E como é que a gente vai medir essa aprendizagem dos estudantes? A partir de uma determinada meta. A gente precisa saber onde estamos e para onde queremos ir”, finalizou.

O próximo passo é reunir os gestores das unidades escolares das Gerências Regionais Sul, na próxima segunda-feira (8), e Oeste-Sudoeste, na sexta-feira (12). 

 
Mônica Oliveira/PCR