Prefeitura do Recife lança o programa Ondatec 2022

imagem de Guilherme Vila Nova
Iniciativa prepara estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental para vestibulares técnicos; Rede Municipal do Recife obteve recorde de aprovação no ano passado por meio do programa. Foto: Edson Holanda/PCR

Após a última edição, rendendo recorde de aprovações nas Escolas Técnicas Estaduais (ETES) e Instituições Federais, a Prefeitura do Recife lançou, por meio da Secretaria de Educação, o Ondatec 2022. O programa tem o objetivo de preparar estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino da capital pernambucana para a participação em processos seletivos, visando adentrar em cursos técnicos estaduais e federais. O evento foi realizado nesta sexta-feira (5), na quadra da Escola Municipal de Tempo Integral Maria de Sampaio Lucena, localizada na Cohab/Ibura. 

As atividades preparatórias do Ondatec consistem em estimular os alunos para a preparação técnica, levando ainda mais conteúdos para esses estudantes no contraturno, para garantir que eles tenham uma formação sólida para enfrentar e vencer as seletivas que almejam. É importante destacar que o programa também contempla os estudantes dos programas de correção de fluxo da rede, como o Travessia e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

As atividades serão realizadas nas 38 escolas de anos finais da rede, contemplando 3.773 estudantes do 9º ano e do Travessia. As aulas acontecerão de forma híbrida, combinando o ensino presencial e à distância, pelo canal do EducaRecife no Youtube. Todos os sábados, iniciando já no dia 6 de agosto, das 8h ao meio dia, os alunos poderão acompanhar aulões de Língua Portuguesa e Matemática. A programação se estende até o dia 26 de novembro. 

“Este é um programa que tem um papel muito especial para as escolas, principalmente para os estudantes do 9º ano. A gente tem esse objetivo de apoiar os estudantes, especialmente aqueles que estão se preparando para ingressar no ensino médio e para os vestibulares de escolas técnicas. Estamos muito contentes de  estar aqui em mais um ano realizando esse lançamento tão importante”, comemorou Fred Amancio, secretário de Educação do Recife. 

Gestor da E.M. Maria Sampaio há cinco anos, Amaro da Silva reforçou a importância do programa na rotina de estudos dos seus alunos. “Com o Ondatec abordamos muito a questão do futuro, e isso já gera uma mudança de comportamento nos nossos estudantes. Percebo que eles ficam mais responsáveis. Eles se sentem mais estimulados com todo esse incentivo, a prova disso é que temos aprovado um número maior a cada ano”, destacou. 

“É uma iniciativa que vem fazendo a diferença ano após ano, principalmente na última edição, onde tivemos um número recorde de aprovações. Nosso investimento é para que mais adolescentes possam seguir para o ensino técnico em boas instituições ou em qualquer escola que eles queiram. Queremos que nossos alunos sejam felizes e que tenham uma excelente educação e o Ondatec vem para colaborar com isso”, pontuou Juliana Guedes, secretária executiva de Gestão Pedagógica.

RECORDE

Em 2021, O programa Ondatec rendeu grandes frutos para os estudantes da Rede Municipal do Recife. No início deste ano, foi confirmado que os alunos da rede bateram recorde de aprovação nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) e Institutos Federais de Pernambuco (IFPEs). Ao todo, o Recife contou com 543 estudantes aprovados nessas instituições públicas, representando um crescimento de 44% se comparado ao ano de 2020, quando tivemos 377 estudantes aprovados. 

 
Fotos: Edson Holanda/PCR