Secretário Fred Amancio participa de painel sobre avaliação de resultados na educação e formação docente, em Santa Catarina

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de SC e reuniu gestores de diversas partes do Brasil. Foto: Guto Kuerten/Acom TCE/SC

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, participou de um importante painel de debates no IV Simpósio Nacional de Educação (Sined) e III Encontro Nacional de Promotores e Promotoras de Justiça da Educação, nesta quarta-feira (10), em Florianópolis/SC. O evento foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, por meio do Instituto de Contas (Icon), e convidou o gestor para compor o painel que tratava sobre “Avaliação da Política Pública de Educação e Formação Docente”. 

Ao lado de Fred Amancio, também participaram como painelistas o secretário municipal de Educação de Sobral/CE, Francisco Herbert Lima, e a professora da Universidade Regional de Blumenau/SC, Cássia Ferri. A mediadora do debate foi a conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Carolina Costa. 

Na ocasião, os gestores levantaram importantes questões sobre a educação pública no Brasil, abordando os principais desafios e ações que estão sendo realizados para o aumento nos índices de aprendizagem dos estudantes, principalmente em um período mais complicado de pós-pandemia, em que esses índices acabaram sofrendo quedas em todo o País. 

O evento, que teve início na última terça-feira (9) e será encerrado nesta quinta-feira (11), contou com uma programação envolvendo duas mesas, que abordaram os temas “Regime de colaboração e garantia de qualidade na educação: possibilidades e desafios” e “Educação e desigualdade no Brasil”, além de oito painéis tratando sobre: Acesso à escola, recuperação de aprendizagem e estratégias de gestão; educação e intersetorialidade de políticas públicas; o controle social na educação: experiências nacionais e internacionais; formação docente e avaliação de resultados na educação; planejamento, alocação de recursos e uso de dados na política de educação; acesso à educação infantil, financiamento e padrão de qualidade; aspectos controvertidos do Fundeb e perspectivas para a valorização dos profissionais da educação. 

Em sua apresentação, Fred Amancio trouxe os diferentes tipos de avaliação aplicadas na Rede Municipal de Ensino do Recife, destacando a importância de cada uma para o avanço da aprendizagem dos estudantes. “Nosso desafio não é só fazer a avaliação, porque esse não é o principal problema do Brasil, mas sim fazer uso dessas avaliações e efetivamente impactar na construção das políticas que devem ir do chão da escola até o final da rede”, destacou o secretário. 

“Já tive a oportunidade de acompanhar o evento em outras ocasiões e fiquei muito grato pelo convite do Tribunal de Contas de Santa Catarina para participar deste encontro. Estou acompanhando as palestras desde ontem e já tivemos importantes debates levantados. Foi uma grande oportunidade marcar presença no simpósio e falar de dois temas tão importantes que foram congregados no mesmo painel”, complementou Amancio.