Professores, coordenadores e gestores da Rede Municipal de Ensino participam de Seminário de Competências Digitais

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento abre ciclos de formações com objetivo de desenvolver competências necessárias para o uso da tecnologia no ambiente escolar. Foto: Paulo Melo/PCR

Com tecnologia e educação caminhando cada vez mais unidos, tornou-se ainda mais necessário dominar o mundo digital no ambiente escolar. Pensando nisso, a Secretaria de Educação do Recife promoveu o I Seminário de Competências Digitais da rede. O objetivo é desenvolver nos docentes as habilidades necessárias para o uso da tecnologia de forma efetiva nas atividades de ensino e na própria aprendizagem, mantendo um contínuo desenvolvimento profissional. O evento foi realizado nesta segunda-feira (15), no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), em Boa Viagem. A formação englobou os professores da Rede Municipal de Educação do Recife, além de coordenadores e gestores. 

A programação do dia foi dividida em duas etapas. Inicialmente, os profissionais puderam acompanhar uma mesa de discussão sobre competências digitais formada por Silvio Meira, cientista, professor e empreendedor brasileiro com atuação na área de engenharia de software e inovação; Lúcia Dellagnelo, diretora-presidente do CIEB, e Leo Burd, pesquisador do MIT Media Lab e diretor da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. A mediação do debate ficou por conta de Lia Glaz, da Fundação Telefônica Vivo. Passado o momento teórico, os docentes foram encaminhados para oficinas práticas. 

O Seminário de Competências Digitais dá início a uma parceria da Secretaria de Educação do Recife com a Fundação Telefônica Vivo e Instituto Natura, em uma coalizão de parceiros que busca estruturar uma política de formação focada no desenvolvimento de competências digitais para professores. Recife é o primeiro município a receber a iniciativa, que acontece logo após os professores da rede municipal receberem novos notebooks e equipamentos eletrônicos para serem utilizados nas unidades escolares. O conhecimento do tema se faz ainda mais necessário com a consolidação do modelo de ensino híbrido, que une atividades educacionais no formato presencial e virtual.

“Com o Seminário de Competências Digitais, nós queremos ampliar a discussão na rede sobre como o avanço das tecnologias digitais de informação e comunicação impactou o mundo da educação, em especial no que se refere às novas competências que os professores precisam desenvolver. No evento já realizamos também o lançamento do nosso programa de formação em competências digitais, que foca no desenvolvimento de autonomia dos professores no uso da tecnologia para apoiá-los na melhoria da aprendizagem dos nossos estudantes, e no próprio desenvolvimento profissional deles”, diz Lígia Stocche, secretária executiva de Projetos, Tecnologia e Inovação.

O palestrante Silvio Meira alertou aos profissionais sobre a importância da curiosidade e da disposição para estar sempre aprendendo novas e eficazes formas de oferecer ainda mais aprendizagem aos estudantes. “Em tempos de transição e ruptura, não há especialistas em nada. Mesmo quem cria acaba sendo surpreendido pelo tipo de uso e pelas evoluções da própria criação. Nós todos, professores, devemos usar a tecnologia como os aprendizes fazem, sempre se questionando ‘o que é isso? para que serve? como funciona?’. Só assim vamos estar sempre alinhados às evoluções”, falou. 

“O objetivo maior desse nosso momento junto aos profissionais de educação do Recife é entender que estamos falando sobre o hoje, não sobre o futuro. A tecnologia já não é mais uma escolha, é uma obrigação grande com os nossos estudantes. Se a gente não apoiá-los para que eles consigam essas competências digitais, vamos estar tirando deles oportunidades de futuro. E para chegarmos neles, passamos pelas escolas e pelos professores, que são os que estão com eles no dia a dia, por isso essa formação chega num momento tão importante”, arrematou o gestor. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR