Direito à educação e enfrentamento ao abandono escolar são temas do Encontro da Busca Ativa Escolar

imagem de Guilherme Vila Nova
Evento aconteceu nesta quinta-feira (25) e reuniu gestores e técnicos da educação, saúde e assistência social do Recife, além de especialistas do UNICEF e Itaú Social. Foto: Paulo Melo/PCR

O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, participou na manhã desta quinta-feira (25) do “Encontro da Busca Ativa Escolar do Recife: Todos pela garantia de direitos de crianças e adolescentes na educação”, que aconteceu no Hotel Beach Class, no bairro de Boa Viagem, com a presença de técnicos do UNICEF e Itaú Social. Na ocasião, o gestor debateu sobre o direito à educação de crianças e adolescentes e as estratégias para enfrentar o abandono e a exclusão escolar no Recife. 

O principal objetivo do evento é fortalecer as ações da Busca Ativa Escolar (BAE) no Recife, dando continuidade às ações que estão sendo implementadas e reforçando a importância do envolvimento de toda uma rede de proteção às crianças e adolescentes, abrangendo não apenas a secretaria de educação, mas também assistência social, saúde e outros setores da sociedade.

Durante o evento foram abordados os seguintes temas: panorama dos alunos fora da escola; principais causas da exclusão escolar; metodologia da Busca Ativa Escolar; navegação na plataforma da Busca Ativa Escolar. Esta plataforma é uma estratégia criada pelo UNICEF e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica, disponibilizada gratuitamente aos municípios, conectando diversos setores, que podem analisar as causas da exclusão e encontrar soluções.

“Foi um encontro muito importante para conversarmos sobre a Busca Ativa Escolar. Na companhia dos nossos parceiros, falamos sobre esse projeto e da ampliação de toda a estratégia, não apenas focado em trazer os estudantes de volta à sala de aula, mas na permanência deles nas nossas escolas. Então, a gente trouxe para o debate representantes das nossas unidades de ensino e também das gerências regionais para que eles participassem das discussões e saíssem daqui empenhados em fortalecer as estratégias do Busca Ativa Escola na rede do Recife”, pontuou Fred Amancio. 

Conforme o estudo “Cenário da Exclusão Escolar no Brasil – um alerta sobre os impactos da pandemia da covid-19 na Educação”, realizado pelo UNICEF, em parceria com Cenpec Educação, em novembro de 2020, quase 230 mil crianças e adolescentes estavam sem acesso à educação em Pernambuco. Em todo o país, eram contabilizados 5 milhões de meninos e meninas que não frequentavam a escola. Número semelhante ao que o País tinha no início dos anos 2000.

“Os números trazem um alerta urgente. Corremos o risco de regredir no acesso de meninos e meninas à educação. É essencial agir agora para reverter a exclusão, indo atrás de cada criança e cada adolescente que não está tendo acesso à educação”, ressalta Verônica Bezerra, especialista em educação do UNICEF.