I Seminário do Programa Primeiras Letras 2022 reúne profissionais da Educação

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Formação uniu professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais da Rede Municipal do Recife. Foto: Paulo Melo/PCR

Com o objetivo de ofertar a troca de experiências exitosas e um olhar ainda mais especial para a alfabetização na Rede Pública Municipal do Recife, a Secretaria de Educação da cidade, por meio da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, reuniu professores, gestores, coordenadores e técnicos pedagógicos para o I Seminário do Programa Primeiras Letras 2022 – Conectando Boas Práticas na Alfabetização. O primeiro dia de encontro foi realizado nesta terça-feira (30), no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), em Boa Viagem. 

Neste primeiro momento, profissionais da Educação Infantil foram contemplados nos dois turnos com uma palestra sobre ‘As práticas de Linguagem na Educação Infantil’, ministrada por Mitch Almeida, além de ouvir relatos de professores que já estão fazendo a diferença na Rede com projetos que estão se destacando dentro de escolas e creches.

“O seminário vem com a intenção de promover realmente a troca de experiências bem-sucedidas entre as escolas e outros segmentos de ensino. A ideia é que, assim como o Primeiras Letras, que está totalmente pautado de acordo com a prática do docente e do chão da escola, o seminário caminhe no mesmo sentido”, explanou Juliana Guedes, secretária executiva de Gestão Pedagógica.

No período da manhã, a professora Andrezza Carla, do Centro de Educação Infantil 14 Bis, compartilhou com os presentes um relato sobre a importância da rotina na Educação Infantil; em seguida, foi a vez de Gisélia Paulina Ramos Alves, da E.M. Vila São Miguel, falar sobre Sequência Didática; seguida por Vasti Bernardo, que representou a E.M. Professor Ricardo Gama explanando o tema “Conto, Reconto e Encantamento na Infância”. À tarde, os relatos foram sobre Leitura em Voz Alta na Educação Infantil: Despertando o prazer pela leitura; Chamadinha e Projeto – Bichinhos de Jardim, ministradas pelas professoras Josiane Rito (E.M. Karla Patrícia), Anacarla Senhorinho (E.M. Manoel Rolim) e Maria de Fátima e Maria Suely (E.M. Professor Ricardo Gama), respectivamente. 

“Momentos como esse fazem com que a gente tenha uma visão do que é realmente a prática pedagógica. A gente consegue fazer uma união entre teoria e prática e experimenta momentos de escuta que fazem com que consigamos pensar em maneiras ainda mais eficazes de ensino dentro da sala de aula”, destacou a Técnica Pedagógica Anna Beatriz Moura.

O segundo dia de encontro, marcado para esta quarta-feira (31), reunirá educadores dos Anos Iniciais, além da correção de fluxo da alfabetização. Eles também serão presenteados com uma palestra sobre ‘Os Desafios na Alfabetização – Superando Fases’, ofertada por Giovana Zen. 

Gestora do Centro de Educação Infantil 14 Bis, de Boa Viagem, Paula Pavão destacou a importância de conhecer as histórias de sucesso da Rede em projetos de alfabetização para que sirvam como referência para outras unidades. “Conhecer esses projetos abre os nossos horizontes e serve como inspiração para que a gente possa aprimorar a nossa prática dentro da escola. É através da experiência do outro que a gente vai aplicar uma fórmula de sucesso na nossa unidade”, confirmou.

“O Primeiras Letras não é um programa novo porque muitas ações já estão sendo realizadas nas escolas, mas o seminário congrega estratégias ainda mais importantes. Pretendemos realizar outros eventos porque acreditamos que esses momentos também são importantes pela troca de experiência e o poder de dialogar com outras unidades. O foco é sempre dar esse apoio e fortalecer cada vez mais a rede do Recife”, discursou o secretário de Educação da cidade, Fred Amancio. 

 

Fotos: Paulo Melo/PCR