Seminário de alimentação escolar saudável e sustentável traz importantes debates para a Rede Municipal de Ensino do Recife

imagem de Guilherme Vila Nova
Durante o evento, foi apresentado o projeto de aleitamento materno nas creches municipais da cidade. Foto: Paulo Melo/PCR

Por meio da Gerência Geral de Alimentação Escolar, a Secretaria de Educação do Recife promoveu, nesta quarta-feira (9), o Seminário de Alimentação Escolar Saudável e Sustentável. O evento, que reuniu gestores, merendeiras e outros diversos profissionais da Rede Municipal de Ensino da cidade, foi dividido em quatro módulos e contou com palestras e mesa redonda com diversos temas relacionados à alimentação escolar saudável. A ação foi realizada na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire (EFER). Na ocasião, foi apresentado o projeto de aleitamento materno nas creches municipais da cidade, com o objetivo de reduzir o desmame precoce das crianças menores de seis meses, garantindo aos bebês o direito à proteção do desenvolvimento físico, mental e social. 

Com a presença da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, o dia iniciou com discussões dentro do módulo Inovações, trazendo atitudes sustentáveis na nutrição. Para o tema, estiveram em debate as palestrantes Weruska Barrios, membro do Conselho de Alimentação Escolar do município de São Paulo, Synara Soares, Gerente de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do Recife, e Michelle Damasceno, Gerente Administrativa da Cooperativa Coodapis.

“O projeto visa sustentabilidade e saúde como um todo, e nós, enquanto profissionais da saúde, temos muito isso dentro da nossa técnica. Por isso trouxemos esses temas para estimular os gestores e as merendeiras a plantar essa semente que vai semear com muito mais facilidade dentro das escolas. A sala de aula é um pedaço de um todo maior e todos precisam estar na mesma sintonia para que funcione”, explicou a palestrante Weruska Barrios.

Seguindo a programação, o módulo dois tratou especialmente sobre educação alimentar e nutricional sustentável. A mediadora convidada foi a nutricionista especialista em nutrição materno infantil, Suzana Godoy. Palestrando estiveram Laryssa Melo, nutricionista com foco em atividades de educação alimentar e nutricional, Giorgia Castilho, consultora técnica do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Rita de Cássia Oliveira, especialista em saúde coletiva e saúde da mulher, além de Antônio Carlos Figuerôa, pedagogo especialista em administração escolar e planejamento educacional, e Andréa Moreno, que trabalha em escolas públicas há mais de 23 anos.

O carro chefe do dia se deu no módulo três, sobre aleitamento materno. Durante a palestra, a nutricionista Elisângela Dias, supervisora da alimentação escolar pela Gerência Geral de Alimentação da Secretaria de Educação do Recife, fez a apresentação do projeto de aleitamento materno nas creches municipais da cidade, demonstrando as etapas que já foram concluídas e quais as perspectivas de futuro. A ideia do programa é realizar ações que promovam, protejam e apoiem o aleitamento materno dentro da Rede Municipal, além de viabilizar um ambiente que propicie que as mães realizem a amamentação na própria unidade educacional, seja de maneira presencial ou por intermédio do fornecimento do leite humano para que o filho seja alimentado dentro da creche. Com isso, tem-se a expectativa de reduzir o desmame precoce das crianças menores de seis meses, garantindo aos bebês o direito à proteção do desenvolvimento físico, mental e social. 

Ainda dentro do tema, foram realizadas palestras com Andresa Montana, especialista em vigilância sanitária e gestão da qualidade em serviços de alimentação e nutrição; Manoel Adauto, enfermeiro obstetra e aconselhador em aleitamento materno pelo Ministério da Saúde; Kátia Romanelli, nutricionista da Coordenadoria de Alimentação Escolas da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo; e Karynne Guimarães, Coordenadora das Ações de Educação Alimentar e Nutricional da Gerência Geral de Alimentação do Recife. 

O dia foi encerrado com o módulo sobre Ações Práticas Sustentáveis, com palestras sobre habilidades e técnicas culinárias aplicadas a uma alimentação adequada e saudável no ambiente escolar (Betzbeth Slater), hortas escolas (Alexandre Ramos), economia circular - compostagem dentro da escola (Heleno Bonfim) e ações práticas na nutrição escolar (Sandra Saraiva). Além disso, o evento ainda contou com uma mesa redonda, responsável por enriquecer ainda mais o debate. 

“Este seminário é derivado de um trabalho que foi feito durante todo o ano nas unidades, onde realizamos capacitações com as equipes técnicas, merendeiras e fornecedores. Desenvolvemos ações que hoje tratamos aqui nas palestras junto aos gestores e toda a comunidade escolar. Queremos adotar iniciativa que diminuam cada vez mais o desperdício de alimentos e, com isso, conscientizar estudantes para que eles possam levar esse exemplo para casa”, detalhou Synara Soares, Gerente de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação do Recife

 
Fotos: Mônica Oliveira e Paulo Melo/PCR