Escolas da Rede Municipal do Recife se destacam e arrematam dez troféus na Copa de Bandas Escolares Waldenilson Costa

imagem de Guilherme Vila Nova
Competição foi encerrada neste sábado (19) e contou com a participação de 30 bandas e fanfarras do Recife e Região Metropolitana. Foto: Kleyvson Santos

As Escolas Municipais Almerinda Umbelino de Barros e Paulo VI foram os grandes destaques da Rede Municipal da capital pernambucana na final da II Copa Recife de Bandas Escolares Waldenilson Costa, realizada neste sábado (19). Juntas, as bandas das unidades somaram dez troféus, tornando a quadra da Escola Municipal Reitor João Alfredo pequena para o tamanho da festa dos estudantes. Ao todo, a competição contou com a apresentação de 30 bandas marciais do Recife e da Região Metropolitana.

A E.M. Almerinda Umbelino de Barros, do Vasco da Gama, arrematou quatro ouros nas categorias Mor, Balizador, Banda e Pelotão Cívico, e ainda uma prata na categoria Percussão Rudimentar. Já a E.M. Paulo VI, da Linha do Tiro, garantiu o troféu de primeiro lugar na categoria Baliza, a prata no Pelotão Cívico e troféu de bronze nas categorias Mor, Corpo Coreográfico e Balizador. A unidade ainda se destacou como banda campeã da internet - prêmio com votação popular - faturando mil reais. 

“Sem palavras para descrever a emoção que eu e toda banda estamos sentindo. Foram muitos ensaios durante meses para apresentar o nosso trabalho. Fico muito feliz em saber que todo esse trabalho está sendo feito com alunos da escola e livrando eles de todo mal que existe na rua, levando todos para o caminho da música e dança”, comemorou Daniel Nicolas, maestro da banda marcial da E.M Almerinda de Barros.

“O sentimento de gratidão transborda. A corporação tem apenas dois anos e vem conquistando títulos importantíssimos. O corpo coreográfico vem sendo elogiado por muitos pela estética abordada no ano corrente. Com um regente e uma comissão coreográfica que ama o que faz, reconhece a importância da arte na vida dos jovens, transformando direta e indiretamente cada um deles, para que o bem venha sempre prevalecer.  A corporação Paulo Guerra agradece a oportunidade à gestão escolar, à prefeitura da cidade pelo evento, e a todos os admiradores do nosso trabalho”, complementou Jorge Freitas, um dos coreógrafos da banda da E.M. Paulo VI.

O certame, que iniciou no último dia 2 de novembro, foi realizado em quatro etapas, premiando as bandas nas categorias Percussão Rudimentar, Percussão Sinfônica, Banda Marcial Juvenil, Banda Marcial Jovem, Baliza, Balizador, Corpo Coreográfico e Mor. Este ano, o grande homenageado do evento foi o músico Ademir Araújo. Na ocasião, foi apresentada ao grande público a homenageada de 2023: Zenaide Bezerra, patrimônio cultural do Recife e passista mais antiga do Brasil em atividade.

“Estamos muito felizes em ver que tantas bandas entregaram apresentações tão bonitas. É uma alegria para nós realizar a competição em uma escola da Rede Municipal do Recife. Esse é um momento muito importante e especial, que fortalece o nosso Núcleo de Atividades Culturais (NAC) e também o movimento de bandas e fanfarras do Recife e de toda a Região Metropolitana”, destacou Fred Amancio, secretário de Educação da cidade. 

A Copa Recife de Bandas Escolares possui como principal objetivo despertar a estimular nas crianças e nos jovens a vontade de fazer parte das bandas marciais, além de fortalecer a integração e o intercâmbio musical e cultural dos jovens e mostrar para as comunidades participantes do projeto a prática instrumental dos membros das bandas escolares. 

“As palavras são felicidade, realização, conquista e inclusão social. Realizar a segunda edição da Copa de Bandas é uma realização do trabalho do NAC, feito com nossos estudantes da Rede do Recife e das comunidades. Esse é um trabalho diferenciado, que utiliza a música e a dança como ferramentas de ensino e educação. A Rede Municipal do Recife vem fazendo a diferença e somos muito respeitados nacionalmente”, finalizou Genivaldo Francisco, gestor do NAC. 

MAIS PRÊMIOS

Dentro da II Copa Recife de Bandas Escolares, o Núcleo de Atividades Culturais da cidade ainda realizou o I Campeonato Indoor de Baliza e Balizador e o II Campeonato de Corpos Coreográficos do Recife. No Indoor, medalha de prata para o balizador da E.M. Almerinda de Barros e bronze para a baliza do Paulo VI. A Almerinda de Barros ainda faturou medalha de bronze na categoria Juvenil da competição de Corpos Coreográficos. 

 
Fotos: Kleyvson Santos