Encontro Municipal de Audiovisual na Educação do Recife (Emcine) reúne estudantes da Rede Municipal em evento com multiprogramação

imagem de Guilherme Vila Nova
Iniciativa é aberta ao público e está sendo realizada na EFER; dentro da programação também está a grande premiação do VI Festival 7Cine. Foto: Paulo Melo/PCR

Após um ano inteiro de criações, gravações e muita criatividade, o Encontro Municipal de Audiovisual na Educação do Recife (Emcine) está tendo a sua culminância realizada entre esta quinta (15) e sexta-feira (16). Em uma estrutura recheada de atrações montada na Escola de Formação de Educadores do Recife Professor Paulo Freire, o evento é aberto a estudantes, professores e público em geral para a exposição dos trabalhos audiovisuais realizados por docentes e discentes da Rede Municipal da cidade ao longo de 2022. 

Norteado pela metodologia participativa, o evento propõe ações que permitem a atuação efetiva dos participantes, valorizando seus conhecimentos, criatividade, criticidade e experiências. A programação envolve diversas atividades como Karaokê, Just Dance, competições de histórias em quadrinho produzidas por estudantes, desfile Emcine de Cosplay - com estudantes e professores representando personagens de desenhos, filmes, HQs e toda a cultura POP -, oficinas lúdicas para a criação de jogos ópticos e atrações culturais.

“Estou achando tudo inexplicável. É a primeira vez que participo do Emcine e estou encantada com tudo. Também é muito legal ter essa troca com nossos amigos fora da escola, em um ambiente com atividades completamente diferentes do que estamos acostumados a fazer dentro da sala de aula”, contou Maria Eduarda, de 16 anos, da Escola Municipal Costa Porto. 

O local também conta com a exposição de fotografias produzidas pelos estudantes e professores da Rede Municipal do Recife, que tiveram como tema os bairros da capital pernambucana. Após prestigiar, o público poderá votar e definir quem será o vencedor do III Concurso Emcine de Fotografia 2022. Além disso, também será realizado o II Fórum 7Cine de Audiovisual, com temas voltados aos educadores, para que possam compartilhar vivência e experiência no que se refere ao universo do audiovisual dentro da educação.  

Neste primeiro dia, o movimento do auditório Dom Hélder Câmara foi intenso, já com estudantes sendo premiados por produções realizadas. Em parceria com a Viven, associação sem fins lucrativos especializada na promoção de educação cidadã nas escolas por meio de vivências, atividades e projetos, foram promovidos materiais dentro da categoria 'Vídeos For Change’, com temas necessários para o debate em sociedade. 

“Foi muito legal se reunir e trabalhar esses temas. Pensamos e planejamos tudo o que íamos fazer e foi muito divertido participar, sendo ainda mais emocionante ter ganho”, contou Samara Vitória, da Escola Municipal de Tempo Integral da Mangabeira, que faturaram o prêmio com o vídeo ‘Diga não ao racismo’. “É um dos nossos primeiros prêmios, fiquei muito emocionada, quase chorei. Foi algo que motivou ainda mais a continuar trabalhando nisso”, complementou Annely Sophya. A equipe também contou com Doris Assis. “Queria agradecer a todo mundo que votou na gente. Trabalhamos nisso desde o início do ano, fizemos tudo de massinha de modelar, o cenário com cartolina e toda a parte de filmagem”, arrematou. 

E as premiações não param por aí. Para encerrar esta edição com chave de ouro, será realizado o VI Festival 7CINE de Audiovisual, que irá exibir filmes produzidos por estudantes e professores da Rede do Recife. As produções estão divididas nas categorias Animação, Curta Documentário, Curta de Ficção, Minuto Lumière, Minuto#, Vídeo Clipe Paródia, e Conta o Conto. 

“Esse é um evento que já acontece há muitos anos, reunindo trabalhos de um ano inteiro. Esse é um momento em que a gente traz todas as produções de estudantes e este ano foram mais de 300 vídeos e fotos. Estamos exibindo para, no encerramento, a gente poder premiar os que mais se destacaram. Além disso, o Emcine conta com várias atividades, fazendo com que os estudantes passem a manhã conosco, tendo um momento super legal de troca na rede e interação dos estudantes”, contou Ana Dal Fabbro, gerente geral de Inovação e Tecnologia do Recife. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR