III Seminário do Programa Primeiras Letras traz reflexão sobre a leitura no processo de alfabetização

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Reunião contou com a participação de profissionais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais (1 e 2º ano). Foto: Paulo Melo/PCR

Abrindo mais um ano cheio de expectativas, desafios e metas, a Secretaria de Educação do Recife, por meio da Secretaria Executiva de Gestão Pedagógica, reuniu gestores escolares, coordenadores e técnicos pedagógicos para o III Seminário do Programa Primeiras Letras - Refletindo sobre leitura no processo de alfabetização. O primeiro dia de encontro foi realizado nesta terça-feira (28), no auditório da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), em Boa Viagem, contando com uma vasta programação.

Neste primeiro momento, recebendo profissionais da Educação Infantil (Grupos IV e V), o dia iniciou com uma acolhida realizada pela Professora Ana Flávia Rolim. A secretária executiva de Gestão Pedagógica, Ana Selva, também deixou sua contribuição para os presentes, explanando um pouco dos planejamentos sobre letramento montados para o ano letivo de 2023.

Os participantes ainda contaram com a palestra de Ana Carolina Perrusi, da UFPE, que trouxe o tema “Discutindo boas práticas de alfabetização com crianças de 4 e 5 anos". O dia foi encerrado com o protagonismo da Rede Municipal de Ensino do Recife, com relatos de experiências exitosas que falaram, dentre outros temas, sobre ludicidade, afeto e conhecimento dos nomes de alimentos de origem indígena. 

“O seminário é um momento em que a gente agrega todos os profissionais que atuam nesse processo de alfabetização e letramento para conversar sobre, além de socializar as boas estratégias e ideias inspiradoras da rede. Os relatos também dão autoria para quem de fato faz acontecer no chão da escola, inspirando outros profissionais a realizar atividades parecidas em suas unidades”, destacou Ana Selva. 

Coordenadora pedagógica da Escola Municipal do Jordão desde 2017, Sueli Vasconcelos reforçou a importância dessa interação. “Nunca fui para uma formação e saí sem alguma coisa nova. Estou sempre aberta a aprender e tentar colocar coisas novas na minha prática. Conhecimento não é para ser engavetado. Ele só frutifica se colocarmos para fora. Essa troca é muito valiosa”, contou. 

A programação se estende até esta quarta-feira (29), com a participação dos profissionais dos Anos Iniciais (1º e 2º ano). Além do trabalho de contação de história realizado pela professora Mônica Beltrão, do Núcleo de Atividades Culturais (NAC), os presentes ainda puderam acompanhar uma palestra sobre “Desafios de alfabetização e letramento na sala de aula”, ministrada por Telma Ferraz Leal. 

“Esses momentos são de extrema importância para o professor, para que ele possa repensar a sua prática pedagógica e passar por um aprofundamento teórico também. É a partir desses encontros que também pensamos em intervenções e métodos para potencializar o nosso dia a dia escolar e chegar ao objetivo maior, que é a aprendizagem das nossas crianças”, disse Michaelle Moraes, coordenadora pedagógica da Creche Escola Municipal Professor Ariano Suassuna, do bairro de Dois Irmãos. 

 
Fotos: Paulo Melo/PCR