Escola Municipal Santa Luzia promove ações especiais envolvendo cultura de paz e acolhimento na unidade

imagem de Guilherme Vila Nova
Estudantes foram recebidos com festa e acolhidos com atividades lúdicas integrativas. Foto: Paulo Melo/PCR

São nos pequenos gestos que fica perceptível a singularidade das ações. Ao chegar à Escola Municipal Santa Luzia, localizada no bairro da Estância, na Zona Oeste da cidade, um estudante foi ao encontro do gestor e lhe entregou uma flor. E foi assim, com esse carinho, que o dia letivo em muitas escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife iniciou nesta quinta-feira (20). Em uma manhã de culminância pelos diversos projetos de promoção de paz e empatia dentro das unidades, os estudantes foram recebidos com ainda mais carinho, atenção e humanização. 

Na entrada da E.M. Santa Luzia, além de um portal, foi instalada uma espécie de ‘detector de emoções’. O aluno chegava, apertava o botão correspondente ao que ele estava sentindo no dia e era recebido dentro da unidade com abraços e pirulitos. Além disso, as crianças e jovens ainda participaram de momentos de contação de histórias, atividades circenses e uma grande ciranda, proporcionando uma grande interação entre os presentes. 

“Além das atividades comuns pedagógicas que vivenciamos no dia a dia da escola, também desenvolvemos um trabalho de promoção de amizades e a substituição de comportamentos. Ao invés de um empurrão, ensinamos a oferecer um abraço, ao invés de uma agressão verbal, eles aprendem a dar uma palavra acolhedora. Dessa forma, vamos criando um lado de bem estar e acolhida dentro da nossa unidade”, explicou o gestor George Pereira. 

As ações também tranquilizam os pais, que afirmam deixar os filhos com tranquilidade dentro da escola. “Me sinto muito seguro em deixar minhas filhas aqui todos os dias. A gestão é um exemplo e nos mostra que está sempre de olho nelas. Elas gostam muito de estar aqui. Moro de aluguel e confesso que só não me mudei ainda por conta da escola delas”, apontou Djair Júnior, pai de Ashiley e Alexa Lins, de 13 e 8 anos, respectivamente. 

Ao ouvir as palavras do pai, Ashiley acrescentou: “A escola representa muita coisa para mim. Paz, amizade, harmonia e uma união muito forte com as pessoas. Aqui me sinto segura e acolhida. Sei que tenho a liberdade de conversar com meus professores quando me sinto mal ou triste. Isso é muito importante.”

Paralelo a essas ações, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, criou o projeto pedagógico “Recife: por uma cultura de paz”. A iniciativa incentiva as unidades de ensino a reproduzirem em suas respectivas salas de aula atividades que promovam a paz e o bem estar dos estudantes, bem como a prevenção contra o bullying. Além disso, houve um aumento da presença da patrulha escolar nas escolas e creches, foi reforçado o videomonitoramento das unidades, intensificado a segurança nas escolas por meio de protocolo de identificação na entrada e a busca por ampliar o quadro de psicólogos para atuação nos ambientes escolares.