Prefeitura do Recife inaugura Centro de Atendimento ao Servidor da Educação

imagem de Guilherme Vila Nova
Espaço vai oferecer aos profissionais da rede municipal atendimentos de saúde, cursos de autocuidado e inteligência emocional, além de atividades de convivência e relaxamento. Foto: Paulo Melo/PCR

Com foco na saúde mental e no bem-estar dos profissionais que atuam na rede municipal de ensino, a Prefeitura do Recife inaugurou, no final da tarde desta quarta-feira (3), o Centro de Atendimento ao Servidor da Educação. Localizado na Av. Herculano Bandeira, no Pina, o serviço vai oferecer atendimentos psicológicos, fonoaudiológicos, práticas integrativas e complementares de saúde, além de capacitações aos profissionais.

“É fundamental cuidar dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação, que têm a missão tão nobre e tão importante de educar as nossas crianças. São mais de 90 mil crianças e jovens na nossa rede recebem as orientações das professoras e professores. E, agora, a gente tem um espaço específico para cuidar de quem cuida tanto da nossa gente. É uma iniciativa pioneira na cidade, que conta com uma estrutura moderna e adequada para fazer os atendimentos aos servidores da Educação, tanto do ponto de vista administrativo, mas também do bem-estar, com práticas integrativas, psicólogos, fonoaudiólogos e áreas específicas para momentos de interação”, explicou o Prefeito João Campos durante a cerimônia de inauguração do Centro.

O objetivo do local é cuidar e acolher preventivamente os servidores da educação através de diversos serviços. O espaço contará com atendimentos de profissionais de saúde especializados, como fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas holísticos e educadores físicos. Além disso, ainda serão oferecidos cursos voltados para a saúde integral, envolvendo autocuidado, autoconhecimento, inteligência emocional, relacionamento interpessoal, mediação de conflitos e felicidade corporativa. A iniciativa ainda visa ofertar palestras e reuniões nas unidades educacionais e administrativas.

O Centro de Atendimento ao Servidor da Educação do Recife possui uma área total de 432,21 m², distribuídos em quatro consultórios de atendimento, além de duas salas para terapias em grupo. O espaço também está preparado para ofertar cursos, massagens e realizar outras atividades, num ambiente externo que servirá como local de convivência e relaxamento.

“Essa é mais uma iniciativa da Prefeitura do Recife e mais um investimento nos profissionais que fazem a educação da cidade. Sabemos que o bem-estar desses servidores contribuem diretamente para um melhor desempenho profissional e estamos muito contentes por poder proporcionar este suporte para todos”, explicou o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio.

De acordo com a diretora da Creche Mãezinha do Coque, Teresa Cristina Paredes, de 54 anos, que estava na inauguração do Centro, as equipes da Prefeitura do Recife têm pensado no servidor da educação. “Esse espaço é para cuidar de quem cuida. E cuidar da gente, do nosso bem-estar, da saúde mental, e cuidar de deixar bem o servidor. Isso tudo nos deixa cheios de alegrias e satisfação. A secretaria de Educação e a Prefeitura estão de parabéns, tudo o que é investido no servidor repercute nas crianças e na comunidade”, destacou a profissional que atua na Rede Municipal há 10 anos.

Já a professora da Escola Municipal Alto da Bela Vista, Andrea Verônica de Lima, de 50 anos, que atua há 26 anos na Rede de Educação do Recife, disse que vai aproveitar ao máximo os benefícios oferecidos no local. “Mesmo estando perto de me aposentar, ainda tenho tempo para aproveitar este Centro. Eu gostei muito de saber que vai ter atendimento terapêutico aqui. O professor vai se sentir mais leve, revigorado e como se estivesse iniciando a carreira. Gostei da iniciativa”, disse ela.

Fotos: Paulo Melo/PCR