Prefeito João Campos visita equipamentos voltados para atividades da primeira infância

imagem de Guilherme Vila Nova
Equipe passou pelas obras da praça da infância do Compaz Miguel Arraes, Centro de Referência da Primeira Infância e Creche Municipal Alcides Tedesco. Foto: Paulo Melo/PCR

O Compaz Miguel Arraes, na Avenida Caxangá, bairro da Madalena, receberá a terceira Praça da Infância da cidade. As obras estão sendo executadas pela Prefeitura do Recife, por meio da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), e começaram nesta quinta (04), com investimentos da ordem de R$ 624 mil, englobando infraestrutura, brinquedos e demais componentes. A previsão é de que as obras sejam concluídas em julho. A primeira Praça da Infância entregue à população fica na Praça Dom Miguel Valverde, na Encruzilhada, e já está em obras a unidade de San Martin. O prefeito João Campos visitou as obras da Praça e aproveitou a oportunidade para ver de perto o Centro de Referência da Primeira Infância (Criar), que também está localizado no próprio Compaz.

“Fazer a Praça da Infância e o Centro de Referência da Primeira Infância (Criar) no ambiente do Compaz é muito importante, porque assim integramos políticas públicas que têm uma concepção muito parecida, de colocar a criança como cidadão no centro das decisões. O Compaz já é uma referência para o Brasil e o mundo e essas obras vão ser muito importantes para o Recife, mas também para outras pessoas que visitam a rede Compaz e agora vão poder conhecer essas ações que a Prefeitura tem feito”, disse o prefeito, lembrando que a "vitrine" que se cria no Compaz ainda contempla a Creche Alcides Tedesco, vizinha ao Compaz.

Com 490 m2 de área, a Praça da Infância do Compaz Miguel Arraes terá novos brinquedos, passeios, pisos, mobiliários, rampas, drenagem, paisagismo e nova comunicação visual. A equipe de intervenções sociais da Secretaria Executiva de Inovação Urbana esteve no local para escutar as crianças e seus tutores e cuidadores. Nas oficinas de cocriação, as crianças escolheram brinquedos onde pudessem “pular”, “girar”, “equilibrar” e “escalar”.

O círculo foi escolhido como forma básica, representando os elementos naturais. Nesta praça, serão implantados dois círculos identificados como vento e mais três complementares. Os que representam o vento comportam um balanço e um quadrifol, que é um brinquedo com cordas. Os complementares possuirão um morrote de escalada, dois pula pulas e um gira gira inclusivo. Todos estes círculos são conectados por um caminho estruturante, facilitando o percurso da criança.

As Praças da Infância estão sendo criadas a partir de uma metodologia que será replicada em toda a cidade, com soluções específicas e que estejam em sintonia com o seu entorno. Esse método garante que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços. O projeto é elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife, visando a requalificação paisagística que assegure a motivação de ações voltadas à inclusão, segurança, liberdade, orgulho e visibilidade das crianças.

Já no Criar, Luciana Lima, secretária executiva da Primeira Infância do Recife, explicou que o espaço é dividido por finalidades voltadas para o estímulo infantil e que conta com ambientes para leitura e contação de histórias; área de estudos; espaços multimídia e para o desenvolvimento do lúdico e de atividades que estimulam os sistemas motor e cognitivo (a sala de psicomotricidade relacional), espaços verdes ou molhados para a realização de brincadeiras ao ar livre e uma área voltada para o atendimento dos beneficiados pelo Programa Mãe Coruja.

“Receberemos turmas de creches de segunda a sexta, que virão com transportes disponibilizados pela Prefeitura. A capacidade é de 160 crianças por dia - são 80 no turno da manhã e 80 no turno da tarde, além dos profissionais das creches”, disse a secretária.
Fotos: Paulo Melo/PCR