Recife no Mundo inicia etapa de emissão de passaportes para intercambistas do Recife no Mundo

imagem de Guilherme Vila Nova
Estudantes e professores começam a embarcar em junho para aos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. Fotos: Kleyvson Santos/ PCR

O sonho de cruzar fronteiras e viver uma experiência internacional está cada vez mais próximo para os estudantes e professores da rede municipal de ensino do Recife contemplados pelo programa Recife no Mundo. Nesta semana, o grupo de intercambistas deu início à etapa de emissão dos passaportes, realizada pela Polícia Federal, no Shopping RioMar. A ação marca mais um passo rumo ao intercâmbio cultural e educacional em três países de língua inglesa: Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

A programação de emissão está dividida por destino. Na última segunda-feira (19), passaram pelo atendimento os estudantes que viajarão para o Canadá. Na terça (20) foi a vez do grupo com destino ao Estados Unidos, e hoje, quarta-feira (21), a emissão do documento contemplou os intercambistas que seguirão para a Inglaterra. 

Para Clara Santos, de 14 anos, estudante da Escola Municipal Olindina Monteiro de Oliveira, o momento é de muita emoção e ansiedade. “Cada dia que vai chegando, a ansiedade só aumenta. Meu Deus, eu só posso falar que tô num completo desespero. A cada momento que eu penso na viagem sinto um arrepio, estou muito ansiosa”, contou, rindo. E sobre o que espera da experiência no exterior, ela afirmou: “Quero trazer muitos ensinamentos, aprender muita coisa e também ensinar. Sempre vão vir novas turmas e é bom mostrar o que a gente aprendeu pra elas”, concluiu.

De acordo com Renata Serpa, gerente geral do Programa Recife no Mundo, essa é uma etapa importante do processo: “Depois da reunião de orientação, esse é o primeiro momento em que eles vão dar entrada em um documento oficial, que é o passaporte. A partir disso, conseguimos emitir os bilhetes aéreos, entrar com o pedido de visto nos consulados, e a viagem fica cada vez mais próxima”, ressaltou. 

A proposta do programa vai além do aprendizado da língua. Ao proporcionar a convivência em outro país, o Recife no Mundo fortalece competências como autonomia, respeito à diversidade, consciência cidadã e adaptação a novos contextos sociais e culturais.

Lançado em agosto de 2023 pela Prefeitura do Recife, o Recife no Mundo oferece, gratuitamente, cursos e formação em língua inglesa e a oportunidade de uma vivência internacional. A iniciativa visa ampliar o repertório linguístico e cultural dos participantes, promovendo o domínio do idioma estrangeiro e incentivando a comunicação em contextos diversos.