Encontro da Undime-PE reúne gestores da Região Metropolitana do Recife para fortalecer políticas educacionais

imagem de Guilherme Vila Nova
Reunião realizada no Compaz Ariano Suassuna discutiu temas como inclusão, tempo integral, ampliação de vagas em creches e cooperação entre municípios. Fotos: Kleyvson Santos/PCR


A construção de uma educação pública de qualidade passa pelo diálogo e pela cooperação entre os municípios. Foi com esse propósito que, nesta quinta-feira (04), a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, recebeu os dirigentes municipais de Educação da Região Metropolitana para uma reunião de articulação da Undime-PE (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação em Pernambuco). O encontro aconteceu no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, e, além do Recife, reuniu representantes de Itapissuma, Olinda, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, São Lourenço da Mata, Igarassu, Abreu e Lima, Cabo de Santo Agostinho e Araçoiaba.

O objetivo da reunião foi compartilhar experiências, levantar dúvidas e construir soluções conjuntas para desafios que impactam diretamente os municípios da microrregião. A presidente da Undime-PE, Andreika Asseker, destacou o papel da articulação regional. “A UNDIME reúne os dirigentes municipais e essa reunião da Região Metropolitana tem um papel muito importante, porque fortalece os municípios, tanto do ponto de vista técnico, apoiando os gestores, quanto na busca de soluções conjuntas. Esses encontros funcionam como um espaço deliberativo em que podemos compartilhar práticas, aprender uns com os outros e, assim, fortalecer a educação pública de forma geral”, afirmou.

Entre os temas em destaque, a Educação Inclusiva no Recife ganhou centralidade nas discussões. Jesanias Rodrigues, representante da RMR da Undime-PE, ressaltou a relevância da troca de experiências: “Esses encontros são fundamentais porque nos permitem refletir sobre as políticas públicas, compartilhar boas práticas e promover aprendizagens mútuas. A experiência do Recife neste campo, por exemplo, oferece referências importantes para toda a região”, disse.

Também foram debatidas pautas como creches parceiras, Escolas em Tempo Integral, concursos e investimentos em infraestrutura. A robótica educacional ganhou um espaço especial, com a participação dos estudantes da Escola Municipal Hugo Gerdau. Integrantes da UTEC Cordeiro, eles apresentaram soluções em programação voltadas à prevenção da violência de gênero. Entre as criações estavam quizzes, jogos no Scratch e um protótipo desenvolvido com Lego EV3, integrado a um aplicativo Android criado no MIT App Inventor.

O secretário de Educação do Cabo de Santo Agostinho, Isaltino Nascimento, reforçou a importância da articulação entre os gestores. “O grande desafio que temos é essa mudança de paradigma. O cenário político nacional impacta diretamente as discussões sobre o Plano Nacional de Educação e, consequentemente, o que vamos construir no próximo ano como municípios. Por isso, momentos como essa reunião são fundamentais, porque fortalecem a troca de experiências e nos ajudam a pensar juntos caminhos possíveis”, pontuou.

Para a secretária de Educação do Recife, Cecília Cruz, a iniciativa é estratégica para consolidar avanços. “Os fóruns e discussões promovidos pela UNDIME são fundamentais para fortalecer a instituição diante dos grandes debates da educação. Este ano, os principais focos são o Plano Nacional de Educação (PNE) e o Sistema Nacional de Educação (SNE), já aprovado na Câmara e em análise no Senado. A UNDIME se coloca como um ator essencial nesse processo, garantindo que os secretários municipais estejam representados. Mas o grande valor desses encontros está na troca com municípios que enfrentam desafios semelhantes. Fico muito feliz em participar desse momento de diálogo que fortalece vínculos”, afirmou.