Projetos e Ações

  • INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO


 A Prefeitura do Recife investiu mais de R$ 156 milhões em educação nos três primeiros anos da atual gestão. O valor é 50% maior que a soma dos investimentos na área nos 12 anos das administrações anteriores. Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura aplicou mais de 25% da receita na área de educação, cumprindo o que determina a Constituição Federal.

 

  • AÇÕES ESTRUTURAIS

A Prefeitura do Recife está investindo bastante em um novo padrão de qualidade da rede municipal de ensino. Com um parque escolar de 307 unidades educacionais, muitas com infraestrutura deficitária, a atual gestão está aplicando mais de R$ 86 milhões na requalificação da rede antiga e na construção de 22 novos equipamentos, entre escolas e creches-escolas.

 

  • TECNOLOGIA

Programa Robótica na Escola

Alunos da Educação Infantil aos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino passaram a aprender robótica em 2014, quando a Secretaria de Educação do Recife implementou o Programa Robótica na Escola. Em sala de aula, eles têm mais contato com os robôs feitos com blocos de encaixe da Lego Zoom. Já com a linha de robôs humanoides (NAO), os estudantes têm contato quando vão a aulas no Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec) ou em eventos promovidos pela Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação, como a caravana de robôs nas creches municipais e as aulas de robótica específicas para os estudantes com autismo. Até agora, a Secretaria de Educação investiu R$ 32 milhões no programa, que atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental – estes últimos aprendem até a programar os robôs.

Foram realizadas formações com professores, coordenadores e dirigentes, além de oficinas, treinamento e campeonatos com os estudantes. Atualmente, mais de 73 mil estudantes têm acesso ao programa e cerca de 4,5 mil professores foram capacitados nesta área.

Competições de robótica

Pouco mais de um ano e meio depois da Prefeitura do Recife implantar o Programa Robótica na Escola, os alunos da rede municipal de ensino do Recife foram campeões da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em novembro de 2015, em Uberlândia, Minas Gerais. Três estudantes do 9º ano da Escola Municipal Rodolfo Aureliano foram os únicos representantes de Pernambuco entre as dez equipes que chegaram à final do nível 1 (Ensino Fundamental). Com a vitória, os alunos ainda se classificaram para a RoboCup - campeonato internacional que será realizado em 2016, na Alemanha.

Na fase nacional, o trio competiu com outras 39 equipes de todo o Brasil. Em 2015, 88 grupos disputaram a fase nacional da OBR, sendo 40 do nível 1 e 48 do nível 2 (Ensino Médio). Na primeira fase, nas etapas práticas regionais, mais de 1.800 equipes de todo o Brasil participaram da OBR, que é uma das olimpíadas científicas mais importantes do País e recebe o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Antes de uma equipe da rede municipal ser campeã nacional de robótica, um grupo de alunos foi campeão da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica, em 2014. Três estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral Dom Bosco ficaram em primeiro lugar no nível 1 (Ensino Fundamental) na etapa estadual e se classificaram para a etapa nacional da Olimpíada, em São Carlos, no interior de São Paulo. Na final, a equipe estreante ficou no 13º lugar entre 24 competidores finalistas.

Entrega de tablets, computadores e wi-fi

Entre as ações implementadas pela Secretaria de Educação do Recife na área de tecnologia estão a implantação da rede Wi-fi nas 36 escolas de Anos Finais do Ensino Fundamental e a entrega de cerca de 20 mil tablets com mais de 30 aplicativos pedagógicos para alunos do 6º ao 9º ano. Os tablets começaram a ser entregues em outubro de 2013, mas desde julho os professores começaram a passar por formações para aprender a utilizar o conteúdo disponível. Foram investidos mais de R$ 20 milhões na aquisição dos tablets.

Em 2016, a Secretaria de Educação do Recife também entregou 500 tablets com o software Livox, que vai facilitar a comunicação de alunos com autismo e paralisia cerebral que tenham comprometimento da fala. Foram distribuídos 260 equipamentos para estudantes da rede que poderão levar os tablets para casa, para que o equipamento facilite a comunicação deles com os familiares, professores e demais alunos, e outros 240 tablets com Livox foram entregues para as escolas que têm salas de recursos multifuncionais, que é onde os professores especializados em Educação Especial atendem individualmente os estudantes com deficiência, no contraturno das aulas a que eles assistem nas turmas regulares, com os demais estudantes.

Também foram entregues mais de quatro mil computadores e notebooks para as unidades de ensino. Já os professores da rede receberam mais de cinco mil modems 3G e 4G para conectar-se à internet.

Matrícula Online

Em 2013, pela primeira vez, os novos estudantes das escolas e creches municipais do Recife puderam fazer pela internet a matrícula para o ano letivo de 2014. Os  pais têm a oportunidade de ver no site quais são as vagas nas unidades de ensino mais próximas e assim podem fazer a reserva da vaga pelo computador, tablet ou celular. Depois, basta comparecer à escola com a documentação para confirmar a matrícula. Com a vaga já reservada pela internet, ninguém precisa madrugar nas unidades de ensino para garantir vaga.

Diário de Classe Online

Em 2015, a Secretaria de Educação do Recife implantou o Diário de Classe Online, considerando a necessidade de usar a tecnologia como ferramenta fundamental para a transparência e celeridade quanto às informações sobre a vida escolar dos estudantes. Cada sala de aula das unidades de ensino da rede tem um notebook com acesso à internet através de modem 3G ou 4G. Pelo computador portátil, o professor acessa a plataforma digital usando login e senha.

 

  • PROLER

Os alunos das escolas do Recife estão aprendendo a ler até os 6 anos de idade – dois anos a menos do que o preconizado pelo Ministério da Educação (MEC). Esse é o objetivo do Programa de Letramento do Recife (ProLer), lançado em fevereiro de 2014. Nesse programa, as crianças começam a ter contato com a leitura já aos 4 anos, com base em métodos que estimulam a criatividade e a autoria dos estudantes para desenvolver habilidades de leitura e escrita. Mesas educativas com jogos pedagógicos ajudam os professores nas atividades com os pequenos leitores. O programa envolve cerca de 30 mil estudantes do grupo 4 da Educação Infantil ao 3º ano do Ensino Fundamental.

O ProLer também tem o objetivo de estimular os alunos do Ensino Fundamental a serem autores de textos literários. Os estudantes leem livros paradidáticos e, depois, têm a oportunidade de contar e recontar as histórias, para que comecem a trilhar os caminhos da autoria. No fim do ano letivo, os melhores textos são publicados. Em 2015, a Secretaria de Educação do Recife lançou dez livros com histórias produzidas e desenhadas pelos alunos.

Outro objetivo do Proler é reduzir o número de estudantes não alfabetizados ou analfabetos funcionais ao término da Educação Básica. Para isso, a PCR lançou, em 2015, o Projeto Superação, voltado a cerca de cinco mil alunos do 3° ao 5º ano do Ensino Fundamental. O Superação se dá nas 40 escolas municipais que não tiveram bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

As atividades do Superação são desenvolvidas duas vezes por semana, no horário regular das aulas de português. Nelas, os alunos são divididos em três grupos, de acordo com seu nível de dificuldade na aquisição do Sistema de Escrita Alfabética (SEA): inicialização da alfabetização (estudantes na fase pré-silábica), aprofundamento da alfabetização (fase silábica) e consolidação da alfabetização (fase alfabética). O Superação foi baseado no Projeto Pipa, desenvolvido pela equipe da Escola Municipal do Engenho do Meio.

 

  • NOVA POLÍTICA DE ENSINO

Em 2015, foi concluída a revisão da Política de Ensino da rede municipal, construindo um novo currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental. A nova Política de Ensino é um conjunto de orientações que auxiliam no planejamento, acompanhamento e avaliação das ações educativas, substituindo a última versão, que era de 2002. Ela define os conteúdos que os alunos precisam aprender em cada componente curricular para cada ano, para cada bimestre. O cumprimento do conteúdo está sendo acompanhado por indicadores do Pacto Pela Educação e pode ser acompanhado bimestralmente pelos relatórios gerados pelo Diário de Classe Online.

Para formular a nova Política de Ensino, foi criado um Grupo de Trabalho formado por 35 profissionais da Secretaria de Educação, com a assessoria de 24 professores de universidades. O GT se reuniu mais de 50 vezes somente em 2014.

Os seis cadernos da nova Política de Ensino estão disponíveis para download no site da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire:

http://www.recife.pe.gov.br/efaerpaulofreire/politica-de-Ensino .

 

  • PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O prefeito Geraldo Julio sancionou, no dia 22 de junho de 2015, a lei do Plano Municipal de Educação (PME) do Recife, após o projeto de lei apresentado pelo executivo municipal ter sido aprovado na Câmara de Vereadores. O documento vai nortear as políticas para a área pelos próximos dez anos, para todo o território do Recife, e não apenas para a rede municipal de ensino. Há metas para a Educação Infantil e Ensinos Fundamental, Médio e Superior. Os percentuais estabelecidos como meta levaram em conta a situação de todos os estudantes da capital pernambucana, tanto de instituições públicas quanto privadas.

Todos os procedimentos determinados pelo Ministério da Educação (MEC) para a elaboração do plano foram seguidos, sem descumprir nenhuma lei ou norma. O projeto de lei proposto pelo executivo municipal foi elaborado através de ampla consulta popular na Conferência Municipal de Educação (Comude), com a participação de mais de 500 delegados representando mais de 80 instituições da sociedade civil. Prevista para durar dois dias e meio, a conferência se estendeu por oito dias. Também houve audiência pública na Câmara Municipal ,onde o assunto foi debatido por vereadores, representantes da sociedade civil e da Secretaria de Educação do Recife. O documento aproveitou mais de 2/3 das proposições da Comude, após análise da viabilidade, legalidade e constitucionalidade das sugestões vindas da conferência. Também foi verificada a consonância das proposições com as  diretrizes, metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação (PNE).

O PME do Recife tem como diretrizes a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação; melhoria da qualidade de ensino, promoção da educação em direitos humanos e à sustentabilidade socioambiental; valorização dos profissionais de educação,  entre outros pontos.

 

  • PROGRAMA MENTE INOVADORA

A Secretaria de Educação do Recife utiliza jogos de raciocínio nas turmas dos Grupos 4 e 5 da Educação Infantil e nas 36 escolas que têm turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental, beneficiando 24 mil alunos. Fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Recife e a Mind Lab, o Programa MenteInovadora  inclui atividades multidisciplinares que estimulam os estudantes a pensar de forma criativa, refletir antes de tomar decisões, controlar as emoções, competir de maneira saudável, lidar com conflitos, trabalhar em equipe, desenvolver senso crítico e poder de argumentação.

O Programa MenteInovadora tem jogos para estudantes das mais diversas faixas etárias e está presente em escolas públicas e particulares de mais de 25 países, incluindo 80 escolas de Ensino Médio do Governo do Estado e 18 escolas de Ensino Fundamental de Jaboatão dos Guararapes. A Mind Lab é reconhecida mundialmente por suas pesquisas e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras.

Mais de 60 professores da rede municipal passaram por formações antes de iniciarem as atividades em sala de aula. Enquanto os estudantes jogam, os professores monitoram como eles raciocinam para atingir seus objetivos e que habilidades precisam desenvolver mais para alcançá-los; percebem que alunos se destacam na liderança e promovem reflexões. Ao final da aula, os estudantes são estimulados a relacionar as situações vivenciadas nos jogos com o cotidiano, discutindo a aplicação dos aprendizados na vida deles. Além disso, o trabalho é sistematizado com auxílio dos livros didáticos do programa, e os estudantes ainda recebem jogos para levarem para casa e treinarem com as famílias.

Em abril de 2015, quatro alunos da Escola Municipal Olindina Monteiro, localizada em Dois Unidos, venceram a etapa regional da 7ª Olimpíada de Raciocínio Mind Lab e representaram o Nordeste na fase Nacional, em São Paulo. A escola foi a única da rede pública nesta categoria. Os jogos são uma forma de estimular a participação dos estudantes e reforçar a importância do estudo.

 

  • LETRAMENTO CIENTÍFICO

Projeto Sabiah!

A Secretaria de Educação do Recife implantou laboratórios de Ciências nas cinco Escolas Municipais de Tempo Integral (EMTI) da rede municipal de ensino. A inauguração dos laboratórios e a implantação de salas temáticas de Ciências em outras escolas de Anos Finais fazem parte do Projeto Sabiah!, que é fruto de uma parceria da Prefeitura do Recife com a Abramundo - empresa brasileira especializada em metodologias e materiais educacionais para o aprendizado de Ciências no Ensino Fundamental. A Abramundo apoia escolas públicas e privadas de 12 estados brasileiros a desenvolverem programas de educação em Ciências.

O projeto envolve a instalação do laboratório, a aquisição dos materiais e a formação continuada dos professores (100 horas de formação continuada ao longo de um ano). O objetivo é trabalhar com o ensino de Ciências por meio de práticas experimentais de investigação.

Estímulo à produção científica

Para estimular a produção científica, os melhores trabalhos feitos pelos alunos das escolas municipais passaram a ser expostos e premiados na Feira de Conhecimentos da rede municipal de ensino do Recife, realizada pela primeira vez em 2015, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O evento da Secretaria de Educação do Recife, que teve como foco os estudantes de Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), ocorreu junto com a 2ª ExpoEducação, que contemplou os projetos dos alunos de Anos Iniciais (1º ao 5º ano). Mais de 50 trabalhos foram expostos e apresentados no parque.

Os três primeiros colocados na Feira de Conhecimentos vão participar da SBPC Jovem 2016, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), além de terem ganho uma viagem para São Paulo, onde farão passeio científico e cultural ao Museu da Língua Portuguesa e ao Museu Catavento. Os grupos também conhecerão a sede da Abramundo - parceira da Prefeitura do Recife na implantação do Projeto Sabiah!, de ensino de ciências. 

Já o grupo que recebeu menção honrosa teve a oportunidade de apresentar o projeto na 14ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP), considerada a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia. Os estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, no Vasco da Gama, receberam medalha pelo 4º lugar no Prêmio de Ciências Sociais e Aplicadas da Febrace com um trabalho sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da dengue, chikungunya e zika. Na  categoria, o trio concorreu com outros 12 trabalhos de alunos de ensino médio e técnico, sendo os únicos concorrentes de ensino fundamental. Na 14ª edição da mostra, foram apresentados 341 projetos de 752 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Os trabalhos finalistas, que abrangem diversas áreas do conhecimento divididas em sete categorias, foram selecionados entre um grupo de mais de dois mil projetos.

 

  • SAEPE

A rede municipal de ensino do Recife obteve, em 2015, seu maior crescimento na série histórica do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (Saepe), que avalia os alunos do 3º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Português e Matemática. Na comparação com 2014, os resultados mostram melhorias na média de proficiência em todos os anos avaliados, gerando os maiores resultados numéricos da rede municipal desde que o Saepe foi implantado.

OBS: Os resultados são dados por uma escala de proficiência que

vai de 0 a 1000 no 3º ano e de 0 a 500 no 5º e 9º ano.

 

  • MONITORAMENTO PEDAGÓGICO

Os resultados das escolas e creches municipais são avaliados bimestralmente pela equipe de monitoramento pedagógico da Secretaria de Educação do Recife. Para isso, foi feita uma rigorosa seleção de coordenadores pedagógicos e, a partir de 2016, mais de 90% das unidades de ensino municipais passaram a contar com coordenadores. Para garantir a implantação da Política de Ensino nas salas de aula, os profissionais passam por formações durante todo o ano, sobre temas como Metodologia Científica, Pedagogia de Projetos, Educação Ambiental, Gênero e Sexualidade.

A PCR entende que as políticas públicas precisam ser monitoradas, analisadas e problematizadas para que a sociedade fique ciente dos resultados dos investimentos públicos e para dar às unidades de ensino a oportunidade de avaliação e reelaboração de estratégias para superar as dificuldades apresentadas pelos estudantes durante o processo, ao longo do ano letivo.

 

  • CORREÇÃO DE FLUXO

Programa Travessia Recife

Para reduzir a distorção idade-série nos Anos Finais do Ensino Fundamental,

a Prefeitura do Recife e a Fundação Roberto Marinho lançaram em 2015 o Programa Travessia Recife. O curso é baseado em teleaulas, com a presença de um professor mediador em cada sala. A metodologia do programa permite a correção de uma distorção de quatro anos num período de um ano e meio. O aluno matriculado deixa de assistir às aulas regulares e entra numa turma específica, no horário da noite. O Travessia foi implantado em 26 escolas, com 50 turmas.

Programas Se Liga e Acelera

Já nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, duas iniciativas já estão em andamento para combater a distorção idade-série. Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, o Programa Se Liga tem o objetivo de garantir a alfabetização dos alunos, num período de 12 meses, repassando conhecimentos básicos de português e matemática. Já o Programa Acelera Brasil visa garantir a progressão dos estudantes já alfabetizados, incluindo todos os componentes curriculares. As turmas de ambos os projetos têm entre 10 e 25 estudantes, com distorção de no mínimo 2 anos de idade/ano, e todos recebem material didático específico.

Em 2015, 1.024 estudantes concluíram os estudos em 78 turmas do Se Liga. Desse total, 754 foram alfabetizados com sucesso, um percentual de 73,6 % de êxito. No mesmo ano, 804 alunos concluíram os estudos em 60 turmas do Programa Acelera Brasil . Desse total, 687 foram promovidos de ano (não reprovaram), o que representa 85,4% êxito. Desses 687 estudantes, 323 pularam de ano, corrigindo efetivamente a distorção idade-série (40,2% de êxito).

 

  • EDUCAÇÃO ESPECIAL

Classe hospitalar

Em parceria com o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), o GAC-PE e Instituto Ronald McDonald, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, está atendendo jovens com câncer desde o início de 2015. Os pacientes hospitalizados no Centro de Onco-hematologia Pediátrica (CEONHPE) têm aulas com uma professora da rede municipal de ensino do Recife, dando continuidade aos estudos mesmo internados para tratamento. Além da docente, a Secretaria de Educação do Recife também disponibilizou 12 tablets com programas inclusivos, dois kits de robótica Lego e uma mesa interativa que auxilia na alfabetização, além de instalar rede wi-fi na sala de aula.

A iniciativa tem o objetivo de restabelecer o direito social básico à educação e manter o vínculo escolar da criança e do adolescente com câncer. Cerca de 25 pacientes internados no CEONHPE são beneficiados com aulas regulares de português, matemática, ciências, geografia e história.

Salas bilíngues para surdos

A Secretaria de Educação do Recife tem salas bilíngues para os alunos surdos matriculados na rede municipal de Ensino. Atualmente, mais de 70 estudantes estão matriculados nas 16 turmas distribuídas em sete escolas que funcionam como polos. Lá, eles aprendem Libras como primeiro idioma, ampliando o uso social da linguagem de sinais, e português como segunda língua, para contemplar o ensino na modalidade escrita em todas as áreas de conhecimento. Dessa maneira, os alunos têm a linguagem de sinais adicionada aos componentes curriculares, conforme recomenda o Plano Nacional de Educação. Quem não sabe se comunicar em Libras também aprende a língua nas salas bilíngues. Com essa iniciativa, o Recife agora faz parte das cidades brasileiras que possuem escolas públicas bilíngues. Atualmente, São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Campina Grande adotam esta iniciativa.

Transporte escolar inclusivo

Em 2016, a Prefeitura do Recife entregou cinco vans para reforçar o Transporte Escolar Inclusivo (TEI) oferecido aos alunos com deficiência que têm grandes comprometimentos na locomoção, comunicação e interação social. O investimento para assegurar o traslado de ida e volta entre a casa e a unidade educacional dos alunos foi de R$ 1 milhão por ano. As vans se somam aos 11 micro-ônibus já utilizados pela Secretaria de Educação do Recife, que custaram mais R$ 1,6 milhão em 2015.

Com a aquisição das cinco vans, o número total de alunos com deficiência atendidos subiu para mais de 200, zerando a  fila da espera do transporte inclusivo na rede municipal. E, para tentar garantir um tratamento adequado, os motoristas contratados para as vans e para os micro-ônibus receberam um treinamento específico para dirigir os veículos e auxiliar as crianças e adolescentes. 

Concurso para AADEE

Em abril de 2016, a Prefeitura do Recife nomeou os primeiros Agentes de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEEs) aprovados em concurso para a rede municipal de ensino, para garantir o devido apoio aos estudantes com deficiência matriculados nas escolas e creches municipais. O concurso público, realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em 2015, prevê a convocação de 500 AADEEs até o fim da validade do certame. Os aprovados recebem um salário de R$ 1.193,37 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Depois da posse, os aprovados passam por um curso de formação específico.

O cargo foi criado através de um projeto de lei de autoria do executivo municipal com o objetivo de garantir todo o apoio necessário aos alunos com deficiência. Os AADEEs vão acompanhar esses estudantes na chegada e na saída da escola, durante as aulas e nos horários de intervalo. Eles também auxiliarão os alunos a se locomover e executar as atividades desenvolvidas na escola e as extracurriculares, ajudando-os na realização das tarefas dentro da sala de aula. Os agentes ainda vão auxiliar nas atividades de higiene, troca de roupa e fraldas, além de zelar pela manutenção dos materiais utilizados para alimentação e higiene dos alunos. 

Tablets para alunos com deficiência

Em 2016, a Secretaria de Educação do Recife também entregou 500 tablets com o software Livox, que vai facilitar a comunicação de alunos com autismo e paralisia cerebral que tenham comprometimento da fala. Foram distribuídos 260 equipamentos para estudantes da rede que poderão levar os tablets para casa, para que o equipamento facilite a comunicação deles com os familiares, professores e demais alunos, e outros 240 tablets com Livox foram entregues para as escolas que têm salas de recursos multifuncionais, que é onde os professores especializados em Educação Especial atendem individualmente os estudantes com deficiência, no contraturno das aulas a que eles assistem nas turmas regulares, com os demais estudantes.

 

  • PROGRAMA CINEMA NA ESCOLA

O Programa Cinema na Escola, criado pela equipe de cinema (7Cine) da Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação do Recife (SETE), possui 5 projetos vinculados aos eixos de formação, exibição, produção, socialização e documentação. Tem como objetivo desenvolver o interesse pela 7ª arte e fomentar o uso pedagógico do cinema nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife.

O trabalho com cinema na escola permite muitas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem, pois oportuniza aos professores utilizar esta ferramenta artística e tecnológica de maneira multidisciplinar para motivar as aulas, ilustrar conteúdos e produzir material didático. Além disso, oportuniza aos estudantes e professores momentos de lazer, reflexão e aprendizado, promovendo o desenvolvimento da capacidade criativa, de maneira lúdica e participativa.

1-      Formação – CinEduca

Formação em cinema, por meio da participação e realização de cursos e oficinas presenciais, a distância e semipresenciais, para professores, equipe técnica e estudantes.

2-      Exibição – Hora do Cinema

Exibição de filmes com debates em cineclubes e incentivo para estudantes, professores e comunidade a frequentarem os cinemas da cidade em consonância com a Lei 13.006 de 2014.

3-      Produção – 7 no Set

Apoio às filmagens de curtas e longas metragens, realizados por professores e estudantes, com a finalidade de produção de material pedagógico para uso em todos os setores da Secretaria de Educação do Recife.

4-      Socialização – Mostra REC

Participação em mostras, fóruns, festivais, seminários, congressos, etc e divulgação na web das experiências com cinema nas escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife.

5-      Documentação-Acervo

Classificação e arquivamento de vídeos educacionais e comerciais com disponibilização do acervo na web e na videoteca do 7Cine.

  • PASSE LIVRE

Os alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal do Recife começaram a andar de ônibus de graça em outubro de 2014, quando passaram a usar o Passe Livre Recife. Os cerca de 14 mil alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental têm direito a utilizar 70 passagens mensais no sistema de transporte público coletivo. O benefício foi instituído pela Lei nº 18.043/2014, de autoria do executivo municipal. O Passe Livre foi mais um compromisso de governo tirado do papel. Os alunos podem andar de ônibus gratuitamente em todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos, feriados e até mesmo durante as férias escolares.

O Passe Livre colabora com a redução da evasão escolar, proporciona aos estudantes o acesso ao lazer e representa uma economia mensal de R$ 98 para as famílias de baixa renda. No fim do ano, os pais economizam mais de R$ 1 mil por aluno. Atualmente, cerca de seis mil estudantes se cadastraram para ter acesso ao Passe Livre Recife.

 

  • MERENDA

Desde o início de 2014, uma equipe de nutricionistas, que é subordinada à Gerência de Alimentação (GEAL) da Secretaria de Educação do Recife, faz a fiscalização de todas as escolas e creches, tanto das que recebem a alimentação pronta quanto das que fazem a comida na unidade de ensino, além de fiscalizar os fornecedores. As novas regras para a contratação das empresas incluem mais rigor na fiscalização e uma maior variedade no cardápio, além de padrões nutricionais que devem ser seguidos. Também foi criado o Disk Merenda, que recebe queixas, tira dúvidas e avalia sugestões dos usuários. O telefone é o 0800-281-2090, com atendimento de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e nas sextas-feiras, das 7h às 13h.

 

  • VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

Piso salarial

A Prefeitura do Recife pagou os percentuais de aumento estabelecidos pelo MEC a todos os professores da rede municipal de ensino em 2013, 2014 e 2015. Os percentuais foram respectivamente 7,97%, 8,32% e 13,01% de reajuste do piso salarial.

Em 2016, a PCR não conseguiu estender o reajuste de 11,36% para toda a categoria, mas garantiu reajuste de 4,2% para todos os professores da rede municipal e, com esse percentual,  conseguiu cumprir a Lei do Piso, já que os docentes da rede recebiam mais que o valor mínimo determinado pelo Ministério da Educação (MEC) para 2015. Os professores que ganham abaixo do novo valor do piso já receberam, em abril, o reajuste de 4,2% retroativo à janeiro. Os demais vão receber o benefício a partir de setembro.

O acordo fechado entre a gestão e a categoria no dia 22 de março respeita o piso salarial do magistério; mantém o Plano de Cargos e Carreiras dos docentes, preservando a tabela de progressões da carreira e contempla a todos sem distinção, atendendo assim os principais pedidos da categoria. 

Aula atividade

A aula atividade também foi implementada para os professores II em 2013 e para os professores I em junho de 2014. A partir de julho de 2014, de forma democrática, foi dada ao professor a opção de escolher entre o abono no salário e a redução da carga horária com os alunos. Mesmo os docentes que optam pelo abono têm garantida uma carga horária mínima de formação continuada e planejamento.

Modems

Os professores da rede receberam mais de 5 mil modems 3G e 4G para conectar-se à internet.

Política de Formação

A cada mês, cerca de cinco mil profissionais passam por formações oferecidas pela Secretaria de Educação do Recife na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife (Efaer) Professor Paulo Freire, e este número está aumentando em 2016. A Política de Formação da Secretaria foi regulamentada pela Instrução Normativa N0 13/2015 e tem o objetivo de promover o aperfeiçoamento dos docentes nas diversas áreas de atuação, fomentar o perfil de professor pesquisador na rede e atuar em pontos vulneráveis detectados pela Secretaria.

Vagas em pós-graduação

Para complementar a Política de Formação, a Prefeitura do Recife firmou parceria com instituições de ensino superior, garantindo cerca de 100 vagas em cursos de pós-graduação para os professores em universidades e faculdades públicas e privadas. Com o lançamento da Política de Formação Complementar da rede municipal de ensino para estimular a ampliação da qualificação profissional dos professores da rede municipal de ensino, estão sendo ofertadas 40 vagas numa especialização em Educação Especial e outras 40 numa pós-graduação em Coordenação Pedagógica na Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire); nove vagas para mestrado profissional na área de Tecnologia e Gestão em Educação à Distância na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e dez vagas para o mestrado em Ciências da Religião na Universidade Católica de Pernambuco. O investimento é de mais de R$ 600 mil.

Convocação de concursados

 A atual gestão da Prefeitura do Recife nomeou mais de 1.300 professores aprovados em concursos já realizados pela Secretaria de Educação do Recife, para atuar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.